Quais as características das embalagens para alimentos congelados?
As embalagens para alimentos congelados são peças fundamentais para garantir que o congelamento ocorra de modo a não afetar aspectos essenciais do produto. Por essa razão, precisam seguir uma série de características. Conhecê-las vai te ajudar a não ter mais dúvida sobre a sua escolha. Continue a leitura deste artigo para entender mais sobre o assunto com a Genesis Refrigeração!
5 aspectos que as embalagens para alimentos congelados devem ter
O processo de ultracongelamento é utilizado para evitar a deterioração dos alimentos. Afinal, ele congela o alimento de forma rápida, impedindo a formação de cristais de gelo e proliferação de bactérias.
No entanto, não basta posicionar o produto dentro do ultra congelador. Vários fatores devem ser analisados, dependendo do tipo de item, e, dentre eles, estão as embalagens para alimentos congelados. Abaixo, separamos os aspectos importantes e damos fim a todas suas dúvidas sobre o tema. Veja!
1) Resistência
Em primeiro lugar, as embalagens para congelados devem possuir resistência ao ar frio. Esta será responsável por impedir que o produto fique exposto dentro do recipiente. Assim, evita a entrada de umidade. Além disso, a resistência também é responsável por diminui a possibilidade de existir rasgos no momento em que o produto entrar em contato com materiais pontiagudos
2) Impermeabilidade
As embalagens para alimentos congelados devem ser impermeáveis. Essa característica oferece o bloqueio dos gases exteriores para o interior do produto. Isso contribui para que o item mantenha os atributos de cor, textura e sabor inalterados. De tal modo, o valor nutricional permanece o mesmo que era encontrado antes do congelamento.
A impermeabilidade também desacelera o processo de oxidação, o que estende o tempo de vida útil do alimento.
3) Flexibilidade
Alguns alimentos, sobretudo os pastosos e líquidos, costumam expandir o tamanho depois de congelados. Essa ação ocorre em razão da mudança de temperatura de forma repentina. Sendo assim, a flexibilidade da embalagem se torna um ponto crucial nesse processo. Assim, impede rompimentos ou estouros.
4) Resistência à aderência
Embora já tenhamos falado a respeito da resistência física das embalagens para congelados, devemos pontuar a resistência à aderência. Este é um fator que preocupa, pois depois de um produto entrar em contato com o ar frio pode “grudar” nas paredes do recipiente ou, até mesmo, em outro item já congelado. Assim, a resistência à aderência impede que essa situação ocorra. Isso deve ser considerado tanto pelo contato com ar frio, quanto por gordura.
5) Densidade
Por fim, a densidade é o fator que irá representar a capacidade de selagem da embalagem para congelamento. Logo, um modelo de maior densidade fornece índice maior de resistência de tração. Por consequência, o alimento fica mais encapado e com menor risco de sofrer alterações nos componentes dele.
Conheça a Genesis!
Gostou de ter conhecido mais sobre as características das embalagens para alimentos congelados? E agora está procurando os melhores equipamentos para garantir a manutenção da qualidade dos seus produtos nesse processo? Conte com a Genesis Refrigeração! Contamos com diversas opções de ultracongeladores que podem garantir os melhores resultados e ajudar no sucesso da sua empresa. Atuamos há mais de 45 anos no mercado de soluções de refrigeração.