Quais são os cuidados para congelar alimentos?

Pessoa manuseia carne crua embalada, demonstrando cuidados para congelar alimentos.

Congelar alimentos é uma prática comum e eficiente para conservar ingredientes e refeições por mais tempo, evitando o desperdício e garantindo praticidade no dia a dia. No entanto, para que o congelamento realmente preserve a qualidade dos alimentos, é importante seguir alguns cuidados fundamentais. A seguir, a Genesis Refrigeração mostra alguns cuidados para congelar alimentos de forma segura e eficaz, seja para uso doméstico ou comercial. Essas orientações são válidas tanto para quem prepara refeições em casa quanto para quem trabalha no ramo alimentício e deseja oferecer produtos de qualidade ao consumidor. Leia o artigo!

Conheça 5 cuidados para congelar alimentos

No congelador, os alimentos têm validade de até três meses. Já nos ultracongeladores, a validade passa para até seis meses. Em vista disso, os cuidados para congelar alimentos são fundamentais para conservar os alimentos em baixas temperaturas. A seguir, confira 5 cuidados para congelar alimentos:

1- Escolha alimentos frescos

O congelamento não melhora a qualidade dos alimentos, ele apenas conserva o estado em que eles foram armazenados. Por isso, um dos cuidados para congelar alimentos é escolher alimentos frescos e de boa qualidade. Deste modo, frutas maduras demais, carnes próximas do vencimento ou vegetais já murchos não terão bons resultados após o descongelamento. No caso de alimentos preparados, congele logo após o cozimento e o resfriamento. Deixar pratos prontos por horas fora da geladeira antes de congelar pode favorecer a proliferação de micro-organismos.

2- Use etiquetas e potes com tampa

Etiquetas são muito úteis para organizar os alimentos congelados. Nela, você pode escrever qual é o corte ou produto e a data em que foi realizado o armazenamento. Essa organização vai facilitar o descongelamento e a identificação dos alimentos. Outro ponto importante, é a utilização de potes com tampa para o congelamento. A tampa vai impedir que o ar presente no congelador circule pelo recipiente do alimento.

3- Use e abuse de papel filme

Um dos cuidados para congelar alimentos é usar plástico filme. O papel filme pode servir tanto como “tampa” para os recipientes que não a possuem, mas também envolver alimentos como carne e frango. Quando posicionado por cima de um recipiente da maneira correta, impede que o ar atinja o alimento e seu sabor seja modificado.

4- Deixe os legumes “ao dente” para congelar

Para congelar legumes de forma correta, é necessário deixar eles “ao dente”. Dessa forma, sua textura não ficará comprometida. Abóbora e abobrinha, por exemplo, precisam passar por 3 minutos de fervura. Depois disso, devem ser colocadas em água fria para interromper o cozimento. Assim, os alimentos vão continuar com boa aparência e ótimo sabor. Deste modo, ter atenção ao tempo correto do cozimento faz parte dos cuidados para congelar alimentos.

5- Posicione os alimentos de maneira correta

Saber organizar os alimentos no congelador também faz parte dos cuidados para congelar alimentos. Assim, o ideal é que os alimentos com validade mais prolongada ocupem a parte mais interna, já os de prazo mais curto, a externa. Desse modo, você poderá alcançar uma visão mais ampla dos produtos que têm para consumir. Além de ser uma forma de alerta sobre a proximidade da eficácia para consumo.

Procurando uma empresa líder em congelamento?

Congelar alimentos exige cuidados simples, mas fundamentais para garantir qualidade, segurança e sabor. Com os cuidados certos, e os equipamentos ideais, é possível otimizar o tempo na cozinha, evitando perdas e oferecendo produtos com excelência.

Se você quer investir em tecnologia para conservar seus alimentos com segurança e eficiência, conheça os ultracongeladores da Genesis Refrigeração. Temos soluções para empresas e cozinhas profissionais que buscam praticidade, rendimento e qualidade.

Fale conosco e leve o melhor da refrigeração para o seu negócio!

Gostou do artigo sobre cuidados para congelar alimentos? Confira mais em nosso blog.