Conheça nosso blog
02Jul
Conheça todos os cuidados para congelar alimentos

Quais são os cuidados para congelar alimentos?

Um alimento congelado pode manter seu valor nutricional ativo. No entanto, para que esta seja uma realidade, é preciso conhecer os cuidados para congelar alimentos. Dessa forma, será possível proceder de modo correto e impedir que este fique com “gosto de congelador”. Gostaria de saber quais são os cuidados necessários? Continue a leitura deste artigo da Genesis Refrigeração e descubra a melhor maneira de congelar alimentos!

Conheça os cuidados para congelar alimentos

No congelador, os alimentos têm validade de até três meses. Já nos ultracongeladores, têm utilidade estendida até seis meses. Assim, os cuidados para congelar alimentos são a peça-chave quando trata-se a respeito de conservá-los em baixas temperaturas. Pensando nisso, separamos alguns pontos que devem ser levados em consideração. Veja-os a seguir!

imagem de freezer e os cuidados para congelar alimentos

Utilize etiquetas

Etiquetas são muito úteis no momento em que o alimento é levado ao congelador. Nela, você pode escrever qual é o corte ou produto e a data em que foi realizado o armazenamento. Elas podem servir, no futuro, como um guia para que a validade do produto não seja ultrapassada. Dessa forma, o uso de etiquetas é um dos cuidados para congelar alimentos.

Utilize potes com tampa

Levar um alimento ao congelador em um pote sem tampa não é recomendável. A tampa impedirá que no caso de um possível descongelamento o alimento seja atingido. Além disso, também impedirá que o ar presente no congelador circule pelo recipiente onde é encontrado o alimento.

potes com tampa dentro do congelador estão entre os cuidados para congelar alimentos

Use e abuse de papel filme

O papel filme é um importante aliado nos cuidados para congelar alimentos. Ele pode servir tanto como “tampa” para os recipientes que não a possuem, mas também envolver alimentos como carne e frango. Quando posicionado por cima de um recipiente da maneira correta, impede que o ar atinja o alimento e seu sabor seja modificado.

Leve os legumes “ao dente” para o congelador

Para que os legumes sejam levados ao congelador, precisam estar no ponto correto. Dessa forma, sua textura não ficará comprometida. Abóbora e abobrinha, por exemplo, precisam passar por 3 minutos de fervura. Depois disso, devem ser colocadas em água fria para interromper o cozimento. Desta forma, os alimentos poderão continuar bem apresentáveis. Assim, ter atenção ao tempo correto do cozimento faz parte dos cuidados para congelar alimentos.

Imagem de diversos alimentos congelados

Saiba posicionar os alimentos de maneira correta

Saber posicionar os alimentos de maneira correta no congelador faz parte dos cuidados para congelar alimentos. O ideal é que os alimentos com validade mais prolongada ocupem a parte mais interna, já os de prazo mais curto, a externa. Desse modo, você poderá alcançar uma visão mais ampla dos produtos que têm para consumir. Além de ser uma forma de alerta sobre a proximidade da eficácia para consumo.

Pesquisando uma empresa líder em congelamento?

Gostou do nosso artigo sobre cuidados para congelar alimentos? A Genesis Refrigeração fornece câmaras frigoríficas, ultracongelador, além de peças e acessórios.

Em nosso blog, você confere 7 alimentos que podem ser congelados e tudo sobre o congelamento de legumes. Entre em contato conosco!

Compartilhe !

Posts RecentesTags
× Chamar no WhatsApp!