Conheça nosso blog
27Ago
aplicação da refrigeração moderna

Refrigeração moderna: funcionamento e aplicação

A demanda por alimentos sempre foi muito grande, seja para supermercados, restaurantes ou outras empresas. Hoje em dia, com a população cada vez maior e com mais acessos a programas de culinárias e até movimentos como veganismo, as empresas precisam cuidar mais ainda do que oferecem. O processo de ultracongelamento dos alimentos, por exemplo, é crucial nessa etapa. Se não fosse a refrigeração moderna muitas coisas não aconteceriam de forma tão rápida. Entenda melhor ao longo deste artigo!

Descubra como acontece a refrigeração moderna

Como acontece a refrigeração moderna?

Refrigeração e congelamento

O primeiro passo para entender a refrigeração moderna é saber diferenciar refrigeração e congelamento. São dois processos comuns e necessários principalmente na gestão de alimentos. Entretanto, o congelamento reduz drasticamente a temperatura abaixo de zero e é ideal para uma conversação longa (até 6 meses). Já a refrigeração a temperatura varia entre 8 ºC e -1 ºC. Não gera cristais de gelo. Mas, o período de conservação não pode passar de 5 dias, no máximo.

Ultracongelamento

Este é um método de refrigeração moderna como muitos chamam, mas é embasado tanto na refrigeração, quanto no congelamento. Tudo vai depender das necessidades de quem está utilizando. Basicamente, trata-se de um processo que congela e resfria de forma rápida. Por isso, é altamente indicado para restaurantes, já que conserva aroma, textura, sabor e, principalmente, nutrientes dos mantimentos conservados.

A seguir, confira os principais equipamentos que geram refrigeração moderna.

Ultra congelador (linha compacta)

A principalmente capacidade do equipamento está em impedir que cristais de gelo se formem. Esses cristais, por mais que pareçam comuns, podem tirar propriedades dos alimentos. O ultra congelador da Linha Compacta não demanda instalações frigoríficas e pode atingir uma temperatura de até -40 ºC.

Modelos

Outra grande vantagem do modelo está nas suas três versões disponíveis. São elas: 20 kg, 40 kg e 80 kg. A diferença, como pode ser vista, está na capacidade de cada um. Isso é uma alternativa para seu estabelecimento investir no que é necessário para sua demanda.

Benefícios

  • Não gera formação de cristais de gelo;
  • temperatura mínima de -40 ºC;
  • instalação frigorífica não é necessária (menos custos).

Ultra congelador (linha UCG)

Para esse método de refrigeração moderna, há uma unidade condensadora interligada remotamente. Em outras palavras, é um equipamento excelente para usos industriais já que forma macro cristais de gelo. Além, é claro, do congelamento rápido.

Modelos

Versões de 100 kg, 200 kg, 400 kg, 600 kg e 800 kg. Como pode ser percebido, a capacidade é bem maior. Logo, a funcionalidade para indústrias se faz mais presente. O acabamento é em aço inox e, na versão de 800 kg, são 320 bandejas de 60 x 40. Todos apresentam manuseio facilitado e uma produção de alta capacidade e qualidade.

Benefícios

  • Corta possíveis gastos com alvenaria;
  • refrigeração de até -25 ºC;
  • medidas personalizáveis de acordo com a obra.

Onde encontrar?

onde encontrar refrigeração moderna

Como pode ter percebido, a refrigeração moderna é estruturada com equipamentos de alta qualidade. Você encontra todos eles na Genesis Refrigeração. Conosco, sua empresa pode garantir a melhor qualidade em ultra congelador, câmara frigorifica, câmara fria e congelador ultra rápido.

Para entender melhor os assuntos técnicos abordados neste artigo, confira o que já falamos anteriormente aqui no blog sobre o que é ultracongelamento e diferença entre refrigeração e congelamento. Para mais informações, entre em contato!

Compartilhe !

Posts RecentesTags
× Chamar no WhatsApp!