Comida congelada é lucrativa e saudável?

comidas congeladas em prateleiras

Empresários que almejam investir no mercado de comida congelada precisam se atentar às especificações do segmento. São vários itens, muitos já previstos por normas regulamentadoras, que valorizam a manutenção saudável dos alimentos. Por essa razão, a Genesis Refrigeração separou informações necessárias acerca do preparo desse tipo de produto. Além, é claro, de como aplicá-lo no mercado. Atente-se às dicas e boa sorte!

Tudo que você precisa saber sobre comida congelada

Valor nutricional

Ao se tratar de comida congelada, uma das primeiras perguntas é se o valor nutricional é danificado. Os especialistas em congelamento garantem que tudo depende dos métodos de preparo e armazenamento. Seguindo os passos, é possível manter a textura e nutrientes de boa parte dos alimentos.

Forma de preparo

Antes, faça todo planejamento do cardápio e preparo. Separe também utensílios para armazenamento da refeição. Agora, é só cozinhar. Evite leite e derivados na receita, pois entregam durabilidade curta após congelamento. Para uma empresa de comida congelada, a presença de um nutricionista é indispensável.

Alimentos escolhidos

Carboidratos (arroz, feijão, batata, soja), proteínas (carnes) e vegetais formam um prato necessário. Todavia, é preciso dar uma atenção na quantidade, principalmente de carboidratos. E para saladas, é importante não as armazenar temperadas.

Dieta adequada

É possível manter uma dieta adequada com comidas congeladas, e essa informação é importante ser passada aos seus clientes. Invista nos materiais corretos e não deixe de divulgar.

Armazenamento

A parte mais importante do processo é o armazenamento. A refeição para ser vendida como comida congelada e propagar seus benefícios depende de bons equipamentos. Além da embalagem adequada, um ultra congelador é uma opção adequada para o bom rendimento de sua empresa.

Cuidados

Todo cuidado é pouco. Congelar pela segunda vez um alimento já congelado, por exemplo, pode aumentar o risco de contaminação por bactérias. Por essa razão, sua empresa já deve fornecer a comida congelada pronta para ser descongelada apenas no momento de consumo. Transporte e armazenamento são cuidados que devem ser tomados tanto pelos profissionais, quanto pelos clientes.

Como trabalhar com comida congelada?

Mercado

As pessoas estão cada vez mais corridas e sem tempo para fazer suas próprias refeições. Por isso, o mercado para quem deseja trabalhar com alimentos congelados está em constante crescimento. A seguir, saiba quais são os passos adequados a serem tomados por empreendedores no segmento.

Cardápio

Definir o tipo de refeição – ou os tipos – é indispensável. Além de saber para qual público vai trabalhar, essa definição ajuda a compreender quais serão os cuidados necessários para cada alimento na hora de congelar. 

Investimentos

Além de uma equipe preparada, a infraestrutura depende de bons investimentos. Fogão industrial, mesa de trabalho, ingredientes de boa qualidade e embalagens já são necessários. Porém, exclusivamente para comida congelada, o congelador ultra rápido é item indispensável. Faça o investimento certo para o seu negócio!

Garanta os melhores equipamentos

Uma resposta ao título deste artigo: sim, comida congelada pode ser saudável e lucrativa. Como visto anteriormente, basta fazer os investimentos corretos. Na Genesis Refrigeração, você encontra os ultracongeladores ideais. Para mais informações, entre em contato. Estamos aguardando para melhor lhe atender!