Conheça nosso blog
27Nov
ultra congelador, freezer ou congelador

Você sabe a diferença entre ultra congelador, freezer e congelador?

Durante a gestão de um armazém, seja de supermercados, restaurantes e outros ambientes que lidam com alimentos congelados, uma dúvida se estabelece. Qual a melhor opção: ultra congelador, freezer ou congelador? Afinal, será que existe alguma diferença? Se esses questionamentos permeiam a logística, leia este artigo até o final. A Genesis Refrigeração separou as informações importantes que diferenciam os equipamentos citados. Boa leitura!

Qual é a diferença entre ultra congelador, freezer e congelador?

Ultra congelador

ultra congelador

Há o ultra congelador da Linha Compacta em diferenciados modelos (capacidade). Responsável por não permitir formação de macro cristais de gelo e com temperatura mínima de -40ºC. A linha UCG trabalha com unidades condensadoras interligadas remotamente. Opção adequada para indústrias por conta do seu congelamento rápido sem formação, também, de macro cristais de gelo.

Freezer

Analisando a diferença entre ultra congelador, freezer e congelador, tem-se evidenciado que o freezer funciona como refrigerador. A temperatura se aproxima dos -20ºC e é mantida pelo evaporador. Mais frio que o congelador, é ideal para preservar alimento congelado e sua qualidade. Entretanto, não é eficiente para armazéns movimentados com grandes volumes.

Congelador

O congelador comum possui o tubo capilar que diminui a pressão do vapor do fluido. Acoplado a ele, o evaporador. No funcionamento, o fluido absorve energia em calor do congelador, sai do evaporador e chega ao compressor. Assim, passa para o estado gasoso. Tem-se, então, um ciclo. Temperatura chega a -6º C e, por isso, é mais comum em residências (é ele quem vem nas geladeiras na maioria das vezes).

Depois de conhecer as especificações de equipamentos que participam do congelamento ultra rápido, a diferença entre ultra congelador, freezer e congelador pode ficar confusa. Contudo, para saber responder à pergunta, basta saber que a principal distinção entre esses produtos é o tempo e pressão. Por exemplo, no caso do freezer a temperatura dos alimentos é reduzida gradativamente, enquanto no ultra congelador esse processo é imediato.

Desta maneira, quando um alimento é disposto no freezer existem mais chances dos cristais de gelo o envolverem. Consequentemente, em decorrência da demora do processo de congelamento, ele pode sofrer perdas em sua textura e qualidade. Todavia, quando posicionado dentro do ultracongelador, os líquidos que constam no interior dos alimentos são transformados em microcristais. Assim, considerados menores, do que aqueles que o englobam no freezer, não produzem interferência no valor nutricional.

Por fim, o ultracongelador também não demanda a necessidade de utilização de aditivos químicos para acelerar o processo de congelamento.

Portanto, ultracongelador é a melhor opção?

Para indústrias e outras empresas que possuem a alta demanda para armazenar produtos congelados, sim. Entende-se, então, com o estudo sobre as diferenças entre ultra congelador, freezer e congelador, que a primeira opção é a mais adequada para sua logística ter sucesso.

A Genesis Refrigeração trabalha com ultra congelador, câmaras frigoríficas, congelador ultra rápido, câmaras frigoríficas industriais e muito mais. Nosso principal objetivo é oferecer a solução ideal para suas necessidades! Entre em contato e solicite um orçamento!

Compartilhe !

Posts RecentesTags
× Orçamento via Whatsapp