Conheça nosso blog
26Out
Vemos filés de peixes congelados. Saiba quais são as técnicas de conservação para carnes e peixes!

Conheça 4 técnicas de conservação para carnes e peixes!

Atenção, profissionais do ramo alimentício! Sabemos que é preciso sempre estar preparado e ter comida estocada, certo? Para isso, é necessário utilizar alguns métodos de armazenagem para garantir a qualidade e evitar possíveis contaminações. Precisa de amparo para manter seus alimentos em boas condições? Neste artigo, a Genesis Refrigeração te ajuda. Continue lendo e confira as melhores técnicas de conservação para carnes e peixes!

Confira 4 técnicas de conservação para carnes e peixes

1) Fervura

Uma das principais técnicas para armazenar alimentos em boas condições é a fervura. Isto é, cozinhá-los ou prepará-los em meio quente. Essa prática ajuda a ferver e eliminar possíveis microrganismos presentes na comida. Dessa forma, ao serem armazenados, não proliferam fungos e bactérias, mantendo-os com qualidade por mais tempo.

Depois de ferver, é válido utilizar algumas das técnicas abaixo, como o resfriamento. Quando combinados, os métodos garantem maior vida útil ao alimento e mantêm suas características intactas.

2) Defumação

Entre as técnicas de conservação para carnes e peixes regularmente utilizadas por profissionais é a defumação. Nesse método, o alimento é seco pela fumaça. Ou seja, é desidratado. Com a temperatura elevada, cria uma casca externa que funciona como um isolante, impedindo a presença de bactérias.

Os compostos da fuligem também ajudam a eliminar os microrganismos indesejados e mantêm as carnes em condições ideais para consumo.

3) Salgamento

O salgamento também está entre as técnicas de conservação para carnes e peixes que atuam com a desidratação. Igualmente indicado para o armazenamento de vegetais, o método consiste em colocar o alimento envolto em sal grosso. Funciona igual comida em conserva.

O sal grosso auxilia na desnaturação e eliminação de microrganismos. Desse jeito, sem a proliferação de bactérias, carnes, peixes, legumes e verduras duram muito mais.

4) Ultracongelamento

Vemos uma carne congelada. Conheça as técnicas de conservação para carnes e peixes!

Por fim, mas não menos eficiente, outro método de conserva para carnes e peixes é o ultracongelamento. Alimentos mantidos em baixas temperaturas não sofrem com a proliferação de bactérias e, consequentemente, duram mais.

Além disso, essa técnica de congelamento é recomendada por nutricionistas, uma vez que não altera as características originais do alimento. Ou seja, mantém suas qualidades nutritivas e visuais.

Ultracongelamento: a solução para engenheiros de alimentos!

Precisa de ajuda para conservar seus alimentos? Conte com a Genesis Refrigeração! Somos uma empresa que fornece o congelador ultra rápido para profissionais e engenheiros do ramo alimentício. Nosso equipamento de última geração é ideal para quem quer adotar o congelamento como uma das técnicas de conservação para carnes e peixes em seu estabelecimento.

Quer garantir a qualidade de conservação dos seus alimentos? Fale conosco e conheça nossos ultracongeladores!

Compartilhe !

Posts RecentesTags
× Orçamento via Whatsapp