Conheça nosso blog
26Fev
refrigeração e congelamento

Refrigeração e congelamento: qual a diferença?

Os termos refrigeração e congelamento causam muitas dúvidas entre as pessoas. Apesar de serem dois métodos que utilizam o frio para conservar alimentos, ambos têm definições diferentes. Hoje, equipamentos de alta tecnologia fornecem as técnicas necessárias para armazenamento de pratos em diversos setores da indústria alimentícia. Por exemplo, freezers, refrigeradores e ultracongeladores são os principais aparelhos utilizados nos processos.

Para sanar suas dúvidas, a Genesis Refrigeração preparou este artigo. Leia as informações que separamos e descubra as diferenças entre refrigeração e congelamento. Confira!

Entenda as diferenças entre refrigeração e congelamento

Refrigeração

Muitos fatores diferem os processos de refrigeração e congelamento, e um deles é a temperatura. Na refrigeração, há a redução da temperatura dos alimentos acima do seu ponto de congelamento, ou seja, em torno de 8ºC a -1ºC. Geralmente, esse método é utilizado como meio básico temporário até que seja aplicado outro tipo de técnica.

A refrigeração não gera cristais de gelo durante o processo, mantendo as características originais do produto intactas. Além disso, os alimentos podem ser mantidos em boas condições de 3 a 5 dias.

A refrigeração dos alimentos é amplamente utilizada em restaurantes, supermercados e lanchonetes. Os balcões refrigerados são responsáveis por manter bebidas e outros produtos na temperatura adequada, além de expor os itens aos clientes. Já na cozinha, é comum utilizar modelos de refrigeradores e câmaras frias que se adaptam ao volume de produção do setor.

Congelamento

conceitos de refrigeração e congelamentoO congelamento é um método que consiste na redução drástica da temperatura abaixo do seu ponto de congelamento, ou seja, abaixo de zero. É comum que os alimentos sejam congelados e mantidos a -18ºC em até 6 meses. Portanto, uma diferença notável entre refrigeração e congelamento é que este último possui um tempo de conservação mais longo.

Ao contrário da refrigeração, o congelamento induz a formação de cristais de gelo. Essa mudança do estado físico da água pode fazer com que o alimento perca seus nutrientes e aspectos físicos. No entanto, diversos benefícios são atribuídos à técnica de congelamento, como economia de tempo, facilidade de preparo e aquisição de produtos fora da época de safra.

Hoje, há diversos equipamentos de alta tecnologia de congelamento disponíveis no mercado. Os mais tradicionais são os freezers, com tampa e sem tampa, para atender diferentes estabelecimentos, como sorveterias e supermercados. Para setores internos, a melhor opção é uma câmara de congelamento com potência e capacidade elevadas.

Qual é o melhor método?

Para escolher entre refrigeração e congelamento, o ideal é definir quanto tempo o alimento deverá ser conservado. Se os alimentos forem consumidos dentro de 5 dias, eles podem ser resfriados. Caso contrário, devem ser congelados.

Antes de armazenar os alimentos no frio, deve-se fazer a higienização em água corrente para evitar contaminações. Depois, guarde-os em recipientes esterilizados e com tampas apropriadas.
Os alimentos que devem ser resfriados são laticínios, frios, embutidos em geral e os in natura (aqueles que são obtidos diretamente de plantas ou animais e não sofreram alteração). Alimentos industrializados, enquanto fechados, podem ser mantidos em temperatura ambiente.

Qualquer alimento pode ser congelado, porém nem todos mantêm suas características originais preservadas quando descongelados. É indicado seguir as recomendações de congelamento e descongelamento de cada produto, respeitando seu tempo de permanência em temperaturas extremas.

Conheça o ultracongelamento!

Melhor do que refrigeração e congelamento é o ultracongelamento! O método consiste em congelar totalmente os alimentos em até 1 hora, evitando formação de cristais de gelo e mantendo os nutrientes. Para isso, são utilizados ultracongeladores de última geração, que você encontra na Genesis Refrigeração!

Somos especializados em venda de câmaras frigoríficas com alta tecnologia para congelar seus alimentos de forma ultra-rápida. Oferecemos diversos modelos com capacidades de armazenamento de acordo com sua necessidade. Atendemos todo o Brasil. Entre em contato para saber mais sobre nossos produtos!

Compartilhe !

Posts RecentesTags
× Orçamento via Whatsapp