Conheça nosso blog
27Ago
Diferença entre poliestireno e poliuretano

Poliestireno e poliuretano no isolamento térmico

Para a refrigeração e congelamento de alimentos, três equipamentos podem ser utilizados. Câmara frigorifica, câmara fria e congelador ultra rápido possuem suas características, basta escolher de acordo com as necessidades do estabelecimento. Porém, o que todos esses equipamentos precisam é de um excelente isolamento térmico. De modo a explicar melhor o tema, separamos os dois principais estilos: poliestireno e poliuretano. Continue a leitura para entender melhor!

Poliestireno e poliuretano: qual tem melhor desempenho térmico?

isolamento térmico com poliestireno e poliuretano

Entenda o isolamento térmico

O isolamento térmico é indispensável na construção das câmaras fria e frigorífica e do ultra congelador. Isso porque influencia diretamente na funcionalidade da tecnologia. Em alguns casos, mantimentos podem ser conservados por até 6 meses. No caso da refrigeração, ideal para o alto movimento em restaurantes, dura até 5 dias. Em geral, sem o isolamento térmico não é possível conduzir a manutenção das propriedades dos alimentos. Os dois principais tipos são poliestireno e poliuretano.

Como diferenciar poliestireno e poliuretano

Composição

  • Poliestireno: moléculas provenientes de monômeros com átomos de hidrogênio e carbono;
  • poliuretano: carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Pode criar polímeros com variações na flexibilidade.

Condutividade térmica

O material precisa apresentar resistência térmica comum em materiais de construção. Na prática, entre poliestireno e poliuretano, o segundo apresenta o dobro de resistência que o primeiro. Em outras palavras, quanto mais condutividade térmica, mais conduz calor. Ou seja, quanto mais baixa for a condutividade, maior o teor isolante térmico. Portanto, o poliuretano é usado em equipamentos que precisam preservar a temperatura por mais tempo.

Ruídos

Outra grande vantagem possível na escolha do isolante térmico é a diminuição de ruídos mecânicos. Para isso, é preciso ter características da borracha. Consequentemente, as engrenagens fazem menos barulho. Essa característica é encontrada no poliuretano já que lida com equipamentos mais específicos.

3 principais resistências

  1. Fogo: poliestireno derrete entre 90 e 150 ºC, enquanto o poliuretano permanece estável até 370 ºC. Portanto, é preciso avaliar as condições do ambiente e a quantidade de materiais inflamáveis;
  2. cargas: em alguns casos, é necessário que o material apresente características que possibilitem juntas mecânicas, acoplamentos e rodas de carga. Se essas forem as necessidades do seu segmento, opte pelo poliuretano;
  3. mecânica e química: o poliestireno é menos resistente a produtos químicos e choques mecânicos. Porém, isso tudo vai depender do ambiente em que será colocado. Em geral, ambos apresentam um excelente serviço na conservação de alimentos, que não tem a demanda de solventes, por exemplo.

Onde estão presentes?

Câmara Fria

A câmara fria da linha CGM possuem o isolamento térmico em EPS (poliestireno) e a porta é giratória. Os principais modelos estão divididos entre 1.000 a 1.500 kg chegando até ao de 6.700 a 10.000 kg. Elimina gastos com alvenaria, a refrigeração chega até -25ºC e suas medidas são adaptáveis de acordo com a obra. Além, é claro, do degelo elétrico e um sistema de montagem bem fácil.

Câmara Frigorífica

O acabamento desta é inteiramente em aço galvanizado. Contém o isolante térmico em EPS ou PUR, poliestireno e poliuretano, respectivamente. Por conta das características citadas até aqui, esse equipamento é ideal para indústrias alimentícias, hospitais, laboratórios, restaurantes, entre outros.

Faça o investimento!

Invista em câmara frigorífica com poliestireno e poliuretano

Entre em contato com a Genesis Refrigeração e solicite o equipamento necessário para seu ambiente. Trabalhos com câmaras e ultracongeladores com isolante térmico em poliestireno e poliuretano. Somamos mais de 40 anos de experiência no segmento, com pagamento facilitado e outras condições imperdíveis.

Compartilhe !

Posts RecentesTags
× Chamar no WhatsApp!