Conheça nosso blog
01Nov
Duas crianças tomando sorvete

Descubra o que é ultracongelamento e seus benefícios!

A indústria alimentícia possui uma grande preocupação: como manter a qualidade, o sabor e a textura dos alimentos? A resposta para essa complexa questão está na aplicação de uma técnica bastante utilizada para conservar ao máximo os nutrientes. A ela, dá-se o nome de “ultracongelamento”. Esse método consiste em refrigerar alimentos de forma rápida utilizando máquinas frigoríficas de alta potência. Prossiga a leitura deste artigo e entenda como saber o que é ultracongelamento tem importância para facilitar o dia a dia!

Afinal, o que é ultracongelamento?

O ultracongelamento, que também pode ser chamado de “flash freezing”, constitui-se por um congelamento mais rápido que o comum. Em geral, é iniciado no momento em que o alimento, recém-preparado, é levado ao ultracongelador. Assim, quando esse material entra no maquinário suas células tendem a congelar rapidamente. Logo, o congelamento intracelular começa antes do congelamento total. A ideia, nesse sentido, é redução rápida das movimentações celulares. Essa, consequentemente, impede a ação de bactérias oxidantes.
A fim de tornar a técnica efetiva, admite-se a temperatura do ultracongelador em torno de -1ºC até -25ºC. O clima ameno aumenta a possibilidade de formação de microcristais de gelo sobre os produtos. Uma explicação para esse fato é o tempo curto em que um alimento necessita para chegar ao ponto de ultracongelado.

Existe diferença entre ultracongelamento e congelamento comum?

Embora o ultracongelamento seja um processo que está incluso como uma das vertentes da técnica convencional, ele se difere. O congelamento necessita de 24 horas corridas para diminuir a temperatura de um alimento por completo. Dentro desse período a água do alimento é modificada para cristais de gelo. A passagem para o estado líquido para o sólido em um longo intervalo pode comprometer o aroma, umidade e sabor.
Por outro lado, o ultracongelamento pode ser definido como uma técnica industrial de congelamento. Diferente do anterior, uma hora é suficiente para levar o alimento à condição de congelado. Esse fator contribui para preservar todos os nutrientes e vitaminas no interior dos produtos. Dessa maneira, existe um menor deslocamento de microrganismos e não gera riscos ao alimento.

Quais produtos podem ser ultracongelados?

Depois de compreender o que é ultracongelamento, saber quais são os produtos que podem ser ultracongelados é essencial. Para isso, separamos alguns deles! Confira.

Pães

Os pães, quando ultracongelados, tendem a ter mais tempo de vida útil. A explicação para esse fato é fácil! Ao passo que o produto é formado pela fermentação, as bactérias que constam nele aceleram o processo de deterioração. Nessa medida, o ultracongelamento surge como uma possível medida de intervenção para elas. Ele diminui a temperatura e retarda o tempo de desenvolvimento dessas.

Vegetais

Os vegetais folhosos também podem passar pelo processo de ultracongelamento. No entanto, diferente do pão, devem ser batidos no liquidificador ou cortado em pequenas tiras.
Usar formas de gelo para armazená-los dentro do ultracongelador é uma boa opção.

Frutas

As frutas também estão entre os alimentos que têm a possibilidade de ultracongelamento. Inclusive, para essas, ele é um grande contribuidor por reduzir a perda de água do interior dessas. Assim, a textura e sabor são conservados sem quaisquer dificuldades durante o processo.

Por que o ultracongelamento é eficaz para a indústria alimentícia?

dois homens vestidos com luvas, touca e jaleco trabalhando com alimentos congelados

O ultracongelamento na indústria alimentícia é utilizado como um dos principais auxiliadores na estocagem. Esse processo, além de admitir que grande quantidade de materiais sejam ultracongelados de uma única vez, também mantém a estrutura deles. Por essa razão, os investidores do setor precisam saber o que é ultracongelamento para evitar o desperdício de materiais sem necessidade.
A conservação por mais tempo também garante que a demanda seja atendida sem dificuldade. Assim, o ultracongelamento é um artifício para a logística e tem condição de ser um diferencial frente aos concorrentes.

Quais são os benefícios?

Depois de ter entendido o que é ultracongelamento, compreender seus benefícios é essencial! Separamos uma lista com alguns deles na sequência.

  • Facilidade de operação, armazenamento e estoque;
  • diminui a possibilidade de proliferação de bactérias;
  • contribui para o menor desperdício de produtos;
  • beleza, sabor, aspecto, textura e aroma são mantidos;
  • economia de tempo e energia;
  • considera a criação de microcristais de gelo;
  • reduz a perda de líquido do interior do alimento;
  • maior tempo de armazenamento;
  • adequação às normas da ANVISA;
  • aumenta a capacidade de atendimento à demanda.

Por quais equipamentos optar?

Quando trata-se a respeito do ultracongelamento, uma série de maquinários estão disponíveis no mercado para garantir a competência da técnica. O ultra congelador da linha Compacta, por exemplo, tem fácil manuseio e design moderno para melhorar a experiência do cliente. Ele é composto por ventiladores, evaporadores e unidades condensadoras com grande capacidade. Algo importante a respeito dele é a alta capacidade de absorção de calor.
Os ultra congeladores da linha UCG foram desenvolvidos especialmente para atender às demandas da indústria brasileira. A temperatura mínima dele chega a -40ºC! Em cozinhas industriais admite a ocupação de menos de 60% do espaço que poderia ser preenchido por uma câmara fria tradicional.
Portanto, a tecnologia implantada nesses equipamentos torna a operacionalidade muito mais simples e garante qualidade na eficiência do ultracongelamento.

Conheça a Genesis Refrigeração!

Gostou do nosso artigo sobre o que é ultracongelamento? A Genesis Refrigeração é uma empresa referência no ramo de refrigeração industrial! Não deixe de entrar em contato conosco e fazer seu orçamento!

Compartilhe !

Posts RecentesTags
× Orçamento via Whatsapp