Conheça nosso blog
30Jun
fábrica de alimentos congelados

Como montar uma fábrica de alimentos congelados?

Não é novidade que as pessoas buscam por soluções cada vez mais práticas para o seu dia a dia. Isso inclui, principalmente, o quesito alimentação. Hoje, grande parte da população deseja se alimentar de forma saudável, mas existe um obstáculo: falta de tempo para cozinhar seus alimentos. Nesse cenário atual, montar uma fábrica de alimentos congelados pode ser um ótimo negócio! Já pensou nisso? Veja o passo a passo para criar seu próprio empreendimento, a seguir.

Veja como montar uma fábrica de alimentos congelados

fábrica de alimentos congelados em funcionamento

1) Planejamento

Acima de tudo, a primeira coisa que você deve fazer é o planejamento! O plano de negócios é o documento inicial para a criação de uma fábrica de alimentos congelados. Nele, você deverá responder a uma série de perguntas, como:

  • quais serão os produtos vendidos?
  • quem é o seu público-alvo?
  • onde a fábrica ficará localizada?
  • como é o mercado da região?
  • como sua indústria será montada?
  • qual será o orçamento total necessário?

A partir de todas essas questões, você poderá traçar as estratégias certas para a abertura do seu empreendimento.

2) Legalização

A parte burocrática envolve todas as questões legais para a abertura da sua fábrica de alimentos congelados. Nesta etapa, você deverá registrar e legalizar o seu negócio perante os órgãos públicos correspondentes. Os trâmites envolvem o registro do CNPJ, definição da organização societária, constituição da empresa, entre outros processos.

3) Normas sanitárias

Como seu negócio será focado em produção e comercialização de alimentos, ele será submetido à inspeção da Vigilância Sanitária. Seguir todas as normas sanitárias é essencial para garantir a higienização adequada da indústria, eliminando possíveis riscos de contaminação de alimentos. Por exemplo, algumas exigências higiênicas obrigam que as fábricas do ramo alimentício estejam distantes de fontes produtoras de odores indesejáveis.

4) Infraestrutura

A estrutura básica de uma fábrica de alimentos congelados deve contar com três áreas:

  • elaboração dos pratos;
  • escritório e administração;
  • depósito de matérias-primas.

Além disso, o espaço deve ser amplo o suficiente para suportar toda a demanda diária de produção. Uma indústria de pequeno porte, geralmente, exige uma área a partir de 100 m².

5) Equipamentos

Uma fábrica de alimentos congelados deve possuir equipamentos de alta qualidade e capacidade. Isso porque eles serão utilizados na produção e armazenamento de alimentos, portanto, devem ser altamente seguros. Os maquinários mais utilizados são freezer, câmara fria, armário de congelamento e embaladora. Além, é claro, de eletrodomésticos industriais e utensílios de cozinha.

A Genesis Refrigeração pode te ajudar!

A Genesis Refrigeração oferece os melhores equipamentos para a sua fábrica de alimentos congelados! Temos mais de 40 anos de experiência no mercado de refrigeração. Oferecemos câmaras frigoríficas, ultracongeladores, câmaras de resfriados, unidades condensadoras, peças e acessórios. Entre em contato agora mesmo e peça já seu orçamento!

Gostou deste artigo? Visite o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades da indústria alimentícia de congelados! Lá, já falamos sobre como fazer marmita congelada, dicas rápidas para vender congelados e muito mais! Confira!

Compartilhe !

Posts RecentesTags
× Orçamento via Whatsapp