Conheça nosso blog
28Abr
métodos de conservação de alimentos

Quais são os principais métodos de conservação de alimentos?

Quase todas as pessoas no mundo comem diariamente produtos que passam por algum dos métodos de conservação de alimentos. Isso pode ser dito na medida em que estas técnicas buscam conservá-los para o consumo sem que estes percam as propriedades nutritivas naturais. Continue a leitura deste artigo para entender quais são elas, desde aquelas que sempre foram utilizadas até as que foram definidas pela ciência aliada à tecnologia!

6 métodos de conservação de alimentos que você deve conhecer!

Suco de laranja, frutas secas, bacalhau e óleos vegetais são exemplos de itens que passam por métodos de conservação de alimentos para manter o nível nutricional. Assim, ao consumi-los conseguimos extrair o sabor original do produto. Logo, não só a nutrição fica garantida, mas também a textura e sabor.

Abaixo, separamos os principais métodos de conservação de alimentos. Veja-os!

1- Enlatamento

Neste primeiro processo, os alimentos são acondicionados em recipientes de vidro ou metal. Ao passarem por altas temperaturas dentro desse ambiente, passam a ter a paralisação das enzimas e, consequentemente, se reduz a possibilidade de proliferação de microrganismos de degradação.

O enlatamento, de tal forma, contribui para manter o alimento distante do ar e, assim, extinguir a possibilidade da instalação de germes dentro do continente em que ficam posicionados.
Para que a funcionalidade do enlatamento seja verificada, o método pode ocorrer de diversas formas. Elas são:

  • método convencional de retortas;
  • preaquecimento;
  • enlatamento rápido.

2- Secagem

A secagem é um dos métodos de conservação dos alimentos considerados primitivos. A ideia, a princípio, era posicionar o produto ao sol até que ele ficasse totalmente desidratado. Entretanto, hoje, com o apoio da tecnologia, a indústria também pode realizar o procedimento sem problema algum. Neste caso, deve-se fazer uso de desidratadoras ou câmaras pulverizadoras.

Um ponto importante a ser esclarecido a respeito da secagem é que esta reduz medidas do alimento. Ou seja, é eficaz para diminuir o peso e tamanho, por exemplo. Logo, com ela, a armazenagem torna-se bem mais fácil que o comum.

Quanto às bactérias, que são a maior preocupação, não possuem capacidade de reprodução em ambientes secos. Por isso, quando um alimento passa pelo processo de secagem existe baixa capacidade de reprodução de microrganismos.

3- Cura

Cura é a técnica que consiste em salgar, cozinhar e secar os alimentos. Entende-se que a partir desta será possível reduzir a ação de bactérias. Isso é, a cura aumenta o tempo de vida útil para a ingestão dos comestíveis.

Os nitritos de sódio e de potássio são ingredientes químicos que podem participar do processo de cura. Para conhecer a quantidade que pode ser administrada sem causar danos à saúde é importante consultar a Lei.

4- Congelamento

métodos de conservação de alimentos congelados

Como já falamos em outros artigos, o congelamento é um dos métodos de conservação de alimentos. Ele é classificado como um dos modelos que agem de modo indireto sobre o microrganismo e, com isso, consegue alterar o substrato. O clima frio impede a proliferação das bactérias e que estas atinjam não só o alimento onde se desenvolveram como também os outros ao em torno.

5- Liofilização

Tal qual o congelamento a liofilização ocorre de modo indireto e por utilização do frio. Ela consiste na retirada de todo o líquido do alimento enquanto este ainda encontra-se congelado. Para isso, o submete o alimento a uma câmara de vácuo onde o calor o atinge gradativamente. Deste modo, a água retida nele evapora antes de alcançar o estágio líquido.

6- Armazenagem em câmaras frigoríficas

Por fim, mas não menos importante, a armazenagem em câmaras frigoríficas também é compreendida como um método de conservação de alimentos. Nela, o alimento ainda fresco é submetido a uma temperatura baixíssima que impede o desenvolvimento das bactérias que causam a deterioração desse. A quantidade de tempo que deverá ser destinada a cada item depende, exclusivamente, do tipo dele.

Conheça a Genesis Refrigeração!

Este artigo lhe foi útil? Não deixe de adotar os métodos de conservação de alimentos na sua empresa! A Genesis Refrigeração disponibiliza os produtos mais tecnológicos do mercado para ajudar nessa operação. Entre em contato conosco para conhecer mais a respeito do nosso trabalho!

Em nosso blog, veja outros artigos com temas semelhantes a este. Lá estão:

Compartilhe !

Posts RecentesTags
× Orçamento via Whatsapp