Conheça nosso blog
30Jun
limpeza de câmara fria

Limpeza de câmara fria: veja 5 dicas úteis que ajudarão você!

A limpeza de câmara fria é fator essencial para manter o ambiente de armazenamento de alimentos sempre impecável. A falta de higiene nesses equipamentos pode causar graves problemas ao seu negócio. Por exemplo: contaminação dos alimentos, insatisfação dos clientes, processos judiciais e problemas com a Vigilância Sanitária. Portanto, todo cuidado é pouco! Neste artigo, a Genesis Refrigeração apresenta algumas dicas importantes sobre a limpeza das câmaras frigoríficas. Confira!

5 dicas imperdíveis sobre limpeza de câmara fria

fazer limpeza de câmara fria

1) Utilize somente água e detergente neutro

A primeira dica que você precisa saber sobre a limpeza de câmara fria é que ela precisa ser feita somente com água corrente e detergente neutro. Para isso, basta aplicar um pouco do produto em um pano úmido e fazer a higienização em todo o equipamento.

2) Não use produtos à base de cloro

É extremamente importante que você nunca use produtos à base de cloro na câmara frigorífica. Essas substâncias podem causar manchas de oxidação nos painéis internos de alumínio e de aço inox.

Além disso, também contribuem para a contaminação dos alimentos estocados. Prefira sempre os produtos que atendem às normas da Vigilância Sanitária!

3) Não esqueça da desinfecção

O processo de desinfecção é parte fundamental da limpeza de câmara fria. Ele deve ser feito logo após a retirada de matéria orgânica. Para isso, utilize álcool etílico a 70%.

Dessa forma, será possível eliminar quaisquer microrganismos causadores de doenças, como o novo coronavírus.

4) Seque muito bem todo o equipamento

Após concluir os processos de limpeza e desinfecção, será necessário secar muito bem toda a câmara fria. Isso evita odores desagradáveis e possíveis riscos de contaminação.

Nesse caso, dê atenção a todas as partes internas e externas do equipamento, como prateleiras, painéis, etc. Lembre-se de utilizar sempre panos limpos!

5) Mantenha a periodicidade ideal

A frequência com a qual você limpa sua câmara frigorífica também influencia — e muito — na performance do seu equipamento. O ideal é realizar a limpeza de câmara fria todos os dias, focando na eliminação de sujeiras, higienização das prateleiras e organização dos produtos.

Agora, no caso da higienização completa, incluindo a desinfecção, a periodicidade aumenta um pouco. É indicado que ela seja realizada uma vez por semana ou sempre que um lote de mercadorias acabar.

Conheça a Genesis Refrigeração!

Está procurando uma empresa especializada em venda de produtos no segmento de refrigeração? Então, sua procura acabou! A Genesis Refrigeração tem mais de 40 anos de experiência no mercado. Nossas modernas soluções em frio alimentar incluem câmaras frigoríficas, câmaras de resfriados, ultracongeladores e unidades condensadoras. Também vendemos peças e acessórios desses equipamentos. Entre em contato conosco e solicite já seu orçamento!

Gostou deste artigo sobre limpeza de câmara fria? Acompanhe o nosso blog para ter acesso a outros conteúdos incríveis como este! Confira alguns artigos que podem ser úteis para você:

Compartilhe !

Posts RecentesTags
× Orçamento via Whatsapp