Conheça nosso blog
27Maio
formação de gelo no aletado

Formação de gelo no aletado: motivos e consequências

Você saberia dizer o que é um aletado? Não? Então, saiba que se trata de um tubo redondo com muitas aletas, responsáveis por aumentar a taxa de transferência de calor. Os aletados são utilizados em resfriadores e em câmaras frigoríficas. A formação de gelo no aletado pode alterar a funcionalidade do maquinário. Neste artigo da Genesis Refrigeração, conheça os motivos e consequências dessa ação. Veja como ocorre!

Entenda as causas e consequências da formação de gelo

A formação de gelo no aletado é ocasionada devido à umidade, falta de desumidificação, portas abertas e falta de degelo. A partir dessas atitudes ocorrem a diminuição da troca térmica no evaporador, aumento do consumo de energia nos ventiladores e queima dos motoventiladores. Veja-os a seguir.

umidade formação de gelo

Umidade

Essa é uma das principais causas da formação de gelo no aletado. Em geral, está associada aos produtos que estão dentro da câmara frigorífica. Por esse motivo, muitas vezes a umidade pode ser diminuída, mas não extinguida. Os equipamentos de desumidificação e evaporadores são responsáveis por fazer com que ela esteja equilibrada.

Falta de desumidificação

Quando os equipamentos de desumidificação não funcionam de maneira adequada, pode ser considerada uma das ações que levam à formação de gelo. Como foi dito acima, a desumidificação é necessária para que a umidade fique ideal dentro da câmara frigorífica. Se isso não acontece, a formação de gelo é facilitada. Dessa forma, é necessário manter a conservação das ferramentas que realizam o processo.

Portas abertas

Manter as portas abertas é considerado um erro operacional. Essa conduta facilita que o ar frio, encontrado dentro da câmara fria, entre em contato com o ar quente, equivalente ao ambiente. A umidade presente no ar quente também é levada para a câmara frigorífica. Essa, quando chega ao aletado, condensa-se e inicia a formação de gelo.

Portas abertas e formação de gelo

Falta de degelo

A falta de degelo faz com que as aletas permaneçam com a camada de gelo em seu entorno. Dessa forma, não conseguem fazer as transferências de calor. A falta de degelo conduz a formação de gelo entre os espaços das aletas. Quanto mais tempo o maquinário passar sem o degelo, mais gelo irá surgir. Portanto, é necessário que manutenção e limpeza sejam realizadas periodicamente a fim de permitir um bom funcionamento.

Diminuição da troca térmica no evaporador

Os evaporadores têm a função de evaporar o fluido que encontra-se no interior das câmaras frigoríficas e fazer a retirada de calor. Logo, os tubos aletados tornam-se, dessa maneira, evaporadores. Com o aumento de formação de gelo, por consequência, eles não conseguem realizar essas funções. Devido a isso, a troca térmica é diminuída e faz com que o ar quente sobressaia ao ar frio.

Aumento do consumo de energia nos ventiladores

A falta do recurso de degelo ocasiona a formação de gelo. Esse processo “tampa” os pequenos espaços entre as aletas. Por outro lado, os ventiladores continuam a funcionar com o mesmo volume, essencial para atravessar os espaços entre os aletados. No entanto, com o gelo em excesso, essas lacunas são reduzidas. Esse esquema provoca a sobrecarga no motor dos ventiladores.

Queima dos motoventiladores

A corrente elétrica existente pode ficar sobrecarregada com o consumo de energia elevado. Essa, pode ter ligação com o fato dos ventiladores ficarem sem proteção, seja um disjuntor ou outro equipamento. Desse modo, existe grande possibilidade de queima dos motoventiladores. Portanto, realizar o degelo também é eficaz para proteger o bom funcionamento dos motoventiladores além das aletas.

motoventiladores e formação de gelo

Conheça a Genesis Refrigeração

A Genesis Refrigeração é uma empresa que trabalha com a venda de câmaras frigoríficas, ultra congeladores e unidades condensadoras. Em nosso blog, você encontra o que é ultracongelamento e como congelar alimentos. Entre em contato conosco e veja as vantagens para a sua empresa!

Compartilhe !

Posts Recentes Tags