Conheça nosso blog
29Out
morangos cobertos com floco de gelo

Descubra como ocorre a formação de floco de gelo nos alimentos

Você com certeza já se deparou com alimentos congelados cobertos com uma indesejada camada de gelo, não é mesmo? Essa é uma situação comum que ocorre durante o processo de congelamento. Porém, deve ser evitada! O floco de gelo é um grande vilão, já que afeta a textura, o sabor e o aroma das refeições. Veja como ele se forma e qual a melhor forma de evitá-lo neste artigo da Genesis Refrigeração!

Saiba tudo sobre o floco de gelo nos alimentos congelados

pote de vidro com alimento coberto com floco de gelo

Como ocorre?

O floco de gelo é resultado de um processo comum durante o congelamento de alimentos, chamado de sublimação. Consiste na mudança do estado sólido da água para o estado gasoso, ou seja, o gelo vaporiza.

Os alimentos possuem água em seu interior e, quando congelados, desidratam. A água que invade o ambiente fechado do freezer condensa e se deposita ali em gotículas. Em seguida, uma camada branca de gelo é formada por cima dos alimentos, causando danos a eles. Por exemplo, o floco de gelo promove a perda da qualidade do produto e afeta suas propriedades nutritivas.

Por que se forma?

Em geral, a formação do floco de gelo ocorre devido a um congelamento lento e desigual. Frutas e vegetais, por exemplo, são mais suscetíveis à cristalização, principalmente quando não são branqueados antes do congelamento. Secagem incompleta dos alimentos também é uma grande causadora do processo, uma vez que água extra deixa o produto sem consistência adequada.

Como evitar?

É válido ressaltar que alimentos que contêm pouca água sofrem menos com os efeitos da sublimação. Ou seja, são mais difíceis de serem afetados pelos cristais de gelo. É o caso de castanhas, farinhas e grãos.

Enquanto isso, vegetais e alimentos suculentos são os que mais possuem água em sua composição. Logo, perdem facilmente líquido no processo de sublimação, propiciando o surgimento de gelo.

A formação de floco de gelo nos alimentos pode ser evitada de algumas formas. Portanto, siga as nossas dicas:

  • embale bem os produtos para manter o ar seco longe do contato com a água do alimento;
  • mantenha o freezer bem gelado para evitar que o processo de sublimação ocorra;
  • distribua os itens por todo o freezer para que o congelamento seja mais uniforme;
  • seque bem os alimentos frescos antes de congelá-los;
  • utilize um ultracongelador para conservar seus alimentos em baixas temperaturas por mais tempo.

Para colocar a última dica em prática, conte com a Genesis Refrigeração! Somos especialistas em venda de câmaras frigoríficas e congeladores ultra rápidos. Essas máquinas são ideais para congelar alimentos de forma veloz, evitando a formação de floco de gelo e mantendo qualidade e beleza do produto intactas.

Quer saber mais sobre ultracongelamento? Acesse o nosso blog! Nossos últimos artigos falam sobre instalações frigoríficas, isolamento térmico e refrigeração moderna. Confira!

Compartilhe !

Posts RecentesTags
× Chamar no WhatsApp!