Conheça nosso blog
08Abr
Mulher usando máscara dentro de uma das empresas do ramo alimentício na pandemia

Um panorama das empresas do ramo alimentício em época de pandemia

A pandemia do coronavírus mudou os hábitos de consumo e influenciou as tendências no empreendedorismo ao redor do mundo. Enquanto alguns negócios sofreram impactos negativos, outros se destacaram durante a crise. Nesse sentido, o setor de alimentos é um dos que mais cresceram nos últimos tempos. Isto se deve ao fato de tratarem de um insumo essencial para a sobrevivência: comida. Neste artigo, falaremos mais a respeito do cenário em que as empresas do ramo alimentício se encontram em meio à crise que estamos vivendo. Boa leitura!

Como as empresas do ramo alimentício sobrevivem à pandemia?

Restaurantes, lanchonetes e afins

Em março de 2020, a variação de pedidos por dia nos restaurantes teve um aumento de 11,63%. Já no mês de abril, a variação foi de 33,74%. Isso se deve ao fato de que muitas pessoas preferem pedir comida ao invés de fazer e também ao hábito de comer “na rua”. Segundo o IBGE, o brasileiro gasta em torno de 25% da sua renda com alimentação fora de casa.

Entregas por delivery

Motoboy de máscara realizando entregas das empresas do ramo alimentício

Com mais pessoas em casa sem poder sair para restaurantes, lanchonetes e bares, a demanda por pedidos de comida através de delivery cresceu exponencialmente.

As empresas do ramo alimentício que vendiam de forma tradicional no próprio estabelecimento tiveram uma queda grande nas vendas. Por outro lado, os pedidos por aplicativos de entrega, telefone e WhatsApp aumentaram bastante.

Os gestores que estavam preparados para o delivery ou conseguiram se organizar e divulgar o serviço estão conseguindo se manter com esse modelo de venda. Segundo o aplicativo Rappi, o aumento nos pedidos foi de 30% nos dois primeiros meses de 2020.

As comidas mais pedidas no delivery são:

  • pizzas;
  • hambúrgueres;
  • comida japonesa;
  • sorvetes;
  • refeições saudáveis;
  • entre outros.

7 tendências para empresas do ramo alimentício que vieram para ficar

  1. Consolidação dos processos de higienização na produção de alimentos;
  2. expansão do modelo e-commerce para estabelecimentos alimentícios;
  3. valorização de pequenos negócios pertencentes ao comércio local;
  4. rigidez na fiscalização das condições sanitárias;
  5. aumento da demanda por entregas em domicílio;
  6. maior presença digital em plataformas virtuais e aplicativos;
  7. pagamento sem contato físico e priorização dos métodos de pagamento online.

A Genesis Refrigeração pode ajudar seu negócio!

Gostou deste artigo sobre a situação das empresas do ramo alimentício em meio à pandemia? Então, acompanhe o nosso blog e mantenha-se informado! Lá, postamos notícias e dicas úteis para chefs de cozinha, engenheiros de alimentos, nutricionistas e empresários da indústria de alimentos. Não perca nenhuma novidade!

Caso precise de ultracongeladores para seu estabelecimento alimentício, fale conosco! Nossos equipamentos estão divididos em duas linhas: compacta e industrial. Confie em quem entende do assunto!

 

 

Compartilhe !

Posts RecentesTags
× Orçamento via Whatsapp