Conheça nosso blog
21Fev
desperdício de alimentos no restaurante

Como evitar desperdício de alimentos no restaurante?

Infelizmente, o desperdício de alimentos é uma realidade na maioria dos restaurantes brasileiros. Em geral, o processo de produção das refeições não é bem estruturado, formando um círculo vicioso de perda de alimentos. Dessa forma, é fundamental adotar práticas sustentáveis que visam o melhor aproveitamento de toda a cadeia alimentícia. Leia este artigo até o final para entender como fazer isso dentro do seu restaurante.

5 estratégias para evitar o desperdício de alimentos

desperdício de alimentos

1- Aproveite todo o alimento

Engana-se quem pensa que cascas e talos de frutas e verduras são sempre lixos. É possível aproveitar essas partes dos alimentos de forma integral em diversas receitas. As cascas de verduras, por exemplo, podem se transformar em sucos deliciosos, assim como ossos de carnes podem dar sabor a caldos. Portanto, dar um novo rumo às partes que iriam para o lixo é uma ótima forma de evitar o desperdício de alimentos.

2- Padronize o cardápio

Preparar um menu com ingredientes semelhantes é uma ótima estratégia para evitar o desperdício de alimentos. Desse modo, os mesmos itens serão usados em vários pratos, sendo muito mais aproveitados pelo chef. Alimentos utilizados em somente um ou dois pratos, por exemplo, perdem a validade mais rápido devido à baixa saída. Preze sempre em qualidade e não em quantidade! Essa é uma dica valiosa até mesmo para a organização da cozinha em si.

3- Observe o lixo

É muito importante ter o hábito de verificar quais itens estão sendo descartados dentro do restaurante. Isso vale para alimentos também. Uma análise minuciosa permite que você divida os resíduos em dois tipos: os alimentos que vão para o lixo antes de serem consumidos e os restos de comida que sobram na mesa dos clientes.

Assim, você consegue mensurar quais alimentos foram comprados em excesso, quais sobram no buffet e quais foram devolvidos no prato. A partir disso, é possível reavaliar as estratégias referentes a cada “setor” dentro da cozinha.

4- Revise o armazenamento

A armazenagem de alimentos é tão importante quanto o processo produtivo. Alguns produtos, como carnes e laticínios, exigem técnicas especiais de conservação. Ou seja, precisam de recipientes, etiquetas e locais apropriados. Locais secos, arejados e longe da exposição solar são as melhores áreas de armazenamento. As etiquetas, por exemplo, devem constar as datas de fabricação e validade de cada item.

5- Congele os alimentos

Além do armazenamento correto, a temperatura também é fator decisivo para evitar o desperdício de alimentos. Alguns produtos só podem ser conservados em baixas temperaturas, caso contrário, perdem sua validade e estragam facilmente. O processo de ultracongelamento, por exemplo, é ideal para preservar pães, vegetais, frutas e carnes. Os ultracongeladores conseguem diminuir a temperatura de um alimento por completo em 24 horas, promovendo as melhores condições de conservação.

E aí, gostou do nosso artigo? Agora você já sabe como evitar o desperdício de alimentos com as melhores estratégias de otimização da cozinha. Para colocá-las em prática, você precisa de câmaras frigoríficas de qualidade. Conte com a Genesis Refrigeração para adquirir o ultracongelador perfeito para seu restaurante! Temos diversos modelos que farão uma enorme diferença dentro do seu estabelecimento. Entre em contato conosco para conhecê-los!

Continue lendo sobre refrigeração, ultracongelamento e afins. Visite o blog da Genesis Refrigeração! Lá você encontra conteúdos úteis para nutricionistas, empresários da indústria alimentícia, chefes de cozinha e engenheiro de alimentos. Veja nossos últimos artigos:

Compartilhe !

Posts RecentesTags
× Orçamento via Whatsapp