Conheça nosso blog
25Ago
Marmitas congeladas feitas com a técnica Cook and Chill

Cook and Chill: a técnica que contribui para a segurança dos alimentos

Hoje, muitos restaurantes e empresas do setor alimentício buscam por soluções capazes de otimizar sua produção e garantir a segurança dos alimentos. Nesse cenário, uma técnica vem chamando bastante a atenção: a Cook and Chill. Ela envolve uma série de processos para que seja executada da maneira correta. Ficou curioso para conhecê-la? Leia este artigo até o final e descubra tudo sobre ela!

Conheça tudo a respeito da técnica Cook and Chill!

Lasanha congelada preparada com a técnica Cook and Chill

1) O que é?

Cook and Chill significa “cozinhar e resfriar”. Esta técnica foi desenvolvida na década de 1970 e foi amplamente utilizada nos Estados Unidos e na Europa. O método consiste no cozimento de refeições a uma temperatura de cocção acima dos 70ºC e, depois, no resfriamento rápido a 3ºC.

2) Por que utilizar?

A técnica é ótima para empresas que trabalham com alimentos congelados. Afinal, uma das suas principais características é que ela não altera sabor, textura e consistência dos alimentos. Sendo assim, oferece uma sensação de que a refeição foi preparada na hora. A melhora da qualidade dos pratos congelados é totalmente visível.

3) Quais são as etapas?

A Cook and Chill é executada a partir das seguintes etapas:

  1. cocção: cozimento do alimento acima de 70ºC em equipamentos específicos por 5 minutos;
  2. resfriamento: submissão do alimento a um resfriador ou ultracongelador até uma temperatura de 5ºC no menor tempo possível;
  3. armazenamento: conservação do alimento congelado em embalagem adequada dentro de câmaras frias, com até 3 dias de validade;
  4. regeneração: reaquecimento do alimento em forno combinado para que possa ser servido.

4) Como ela contribui para a segurança dos alimentos?

O método Cook and Chill é ideal para quem busca agregar maior segurança alimentar ao seu negócio. Em primeiro lugar, a técnica preza pela utilização de matérias-primas selecionadas. Também podemos observar a redução do risco de contaminação dos alimentos em função do resfriamento rápido.

5) Quais são as vantagens?

  • minimiza os riscos de contaminação;
  • otimiza a produção de alimentos em larga escala;
  • reduz o desperdício de alimentos;
  • aumenta o padrão de qualidade das refeições prontas congeladas;
  • preserva as características nutricionais e sensoriais dos alimentos;
  • elimina o efeito de pasteurização no sabor e na consistência dos alimentos.

6) O que preciso para fazer a técnica?

O uso de equipamentos adequados é fundamental para o sucesso da Cook and Chill. No processo de cocção e regeneração, por exemplo, pode ser usado fogão, fritadeira e forno combinado. Para o resfriamento, o ideal são os resfriadores rápidos ou ultracongeladores, que impedem a formação de cristais de gelo.

Conte com a Genesis Refrigeração!

Gostou da técnica Cook and Chill? Quer aplicá-la na sua cozinha industrial? Então, você pode contar conosco! Nós, da Genesis Refrigeração, oferecemos uma linha de produtos de alta tecnologia para resfriamento e congelamento rápido de alimentos.

Aqui, você encontra ultracongeladores, câmaras frigoríficas, câmaras de resfriados e unidades condensadoras. Além de peças e acessórios. Entre em contato conosco e peça já seu orçamento!

Acompanhe o Blog Genesis Refrigeração e fique por dentro de todas as novidades! Lá, você encontra diversos artigos sobre congelamento de alimentos. Veja alguns:

Compartilhe !

Posts RecentesTags
× Orçamento via Whatsapp