Conheça nosso blog
26Out
Vemos vários alimentos. Saiba como evitar a contaminação cruzada nos alimentos!

Saiba como evitar contaminação cruzada nos alimentos!

Você sabia que existem mais de 250 doenças transmitidas por alimentos (DTAs)? Se você lida diariamente com produtos alimentícios, este artigo é para você. A Genesis Refrigeração ensina como evitar a contaminação cruzada nos alimentos com boas práticas higiênicas. Confira a seguir!

Afinal, o que é contaminação cruzada?

Em resumo, a contaminação cruzada é a transmissão de agentes patogênicos entre alimentos, superfícies ou utensílios contaminados. Ainda assim, o contágio pode ocorrer de diferentes formas:

  • contaminação física — quando algum agente físico entra em contato com alimento, como fio de cabelo, por exemplo;
  • contaminação biológica — causada por vírus, bactérias ou fungos;
  • contaminação química — transmitida por reações químicas, ou seja, quando algum produto higienizador fica mais tempo que o permito no alimento, por exemplo.

Costuma ocorrer em ambientes como cozinha, restaurantes, hospitais, indústria e fábrica de alimentos. Para impedir esse problema, limpeza, higiene e sanitização são bons combatentes aos vírus e bactérias.

4 passos para evitar contaminação cruzada nos alimentos!

1- Atenção à estocagem

Em primeiro lugar, para evitar a contaminação cruzada nos alimentos, tenha atenção ao local de armazenamento desses produtos. Isso porque qualquer descuido pode facilitar a transmissão em massa de bactérias e estragar grande parte do seu estoque. Por esse motivo, estabeleça um cronograma de limpeza para garantir que o ambiente de armazenagem dos alimentos esteja sempre higienizado.

2- Temperatura e umidade do ambiente

O controle da temperatura é essencial para prevenir a contaminação cruzada nos alimentos. Vírus e bactérias não se proliferam em temperaturas negativas. Tomado esse cuidado, é garantida a conservação e aumento da vida útil de todos os alimentos do seu estabelecimento.

3- Tenha um sistema de refrigeração adequado

Investir em sistema de refrigeração é essencial para prolongar a validade dos seus produtos. Dependendo do segmento do negócio, a melhor opção seria o resfriamento de alimentos que possuem alta demanda e boa saída. Caso trabalhe com mercadorias em larga escala, evite a contaminação cruzada nos alimentos com o congelamento. Geralmente, esses maquinários de refrigeração são divididos em:

  • geladeiras;
  • freezer;
  • ultracongeladores;
  • câmaras frias.

4- Treine seus funcionários

Por fim, invista em treinamento interno para toda sua equipe. Ou seja, deixe toda sua empresa ciente das regras sanitárias regulamentas pela Anvisa. Além disso, certifique-se que todos os seus funcionários que manuseiam os alimentos utilizem toucas e luvas higiênicas.

Vemos profissionais da indústria alimentícia evitando a contaminação cruzada nos alimentos.

Conte com os produtos da Genesis Refrigeração!

Deseja evitar a contaminação cruzada dos alimentos no seu estabelecimento? Fale com a Genesis. Somos uma empresa líder de vendas em ultracongelador e câmara de resfriados.

Entre em contato conosco e veja qual modelo atende sua necessidade!

Esse conteúdo foi útil? Aproveite a visita e veja mais informações em nosso blog! Lá, já falamos sobre comidas congeladas para vender, como congelar sobremesas e muito mais!

Compartilhe !

Posts RecentesTags
× Orçamento via Whatsapp