Conheça nosso blog
29Out
imagem de pães congelados em saco: pode congelar pão?

Você sabia que congelar pão é uma boa opção? Veja as vantagens!

O mercado da panificação no Brasil está passando por uma grande transformação. Um dos fatores que se diversifica com frequência é a produção dos alimentos. Aliás, uma técnica que faz sucesso na indústria alimentícia é o ultracongelamento. Inclusive, tal método vem se destacando como uma forte tendência nas padarias. Continue a leitura e entenda como o processo de congelar pão é benéfico para o setor.

Congelar pão é tendência no mercado de panificação

pão congelado em saco

A técnica de congelar pão é uma ótima alternativa para aumentar a produtividade de indústrias do setor alimentício. Desse modo, é possível servir uma grande variedade de tipos e sabores de massas. Como consequência, podemos perceber a variação no cardápio das panificadoras, o que ajuda a fidelizar ainda mais clientes no comércio.

Processo de ultracongelamento

A tarefa de congelar pão necessita, basicamente, de um equipamento específico chamado de ultracongelador. A máquina permite refrigerar alimentos em uma temperatura mínima de até -40ºC de forma impecável.

Depois de pronto, o pão fica, em média, 20 minutos dentro da câmara frigorífica. Em seguida, é embalado e transportado até o ponto de venda (padarias e supermercados).
A recomendação da comercialização fica a cargo do tempo de armazenamento. Pães que passaram pelo processo podem ficar até 45 dias congelados se forem mantidos a uma temperatura de -18ºC.

Tipos de congelamento

Em geral, existem três formas de congelar pão:

  • o produto cru;
  • o produto pré-assado;
  • o produto assado.

É válido ressaltar que para cada tipo de congelamento de pão requer uma técnica adequada. Por exemplo, produtos crus exigem maior atenção quanto ao tempo de congelamento, pois o glúten pode perder a forma caso extrapole o período necessário.

Ademais, o tempo de conservação do alimento congelado depende do tipo de fermento utilizado no preparo da massa. Para realizar todo o processo corretamente, é imprescindível que haja um profissional que domine a técnica de congelar pão e saiba trabalhar com a mistura.

Vantagens do ultracongelamento de pães

O processo de congelar pão apresenta vantagens para donos de estabelecimentos que têm a panificação como principal fonte de renda.

Padarias que compram pães ultracongelados não precisam ter estoque de farinha ou cozinhas gigantes. No lugar dele, é possível ampliar o espaço e oferecer mais comodidade para funcionários e clientes.

Sem máquinas pesadas, os donos das padarias conseguem reduzir o consumo de luz e água. Além, é claro, de dispensar o uso de mão de obra especializada, pois é só retirar o pão do freezer e assar.

Agora que você sabe as vantagens de congelar pão, chegou a hora de comprar um ultracongelador! Para isso, a Genesis Refrigeração pode te ajudar. Somos especialistas em venda de ultracongeladores e câmaras frigoríficas para congelamento de alimentos. Basta entrar em contato conosco que explicaremos todos os detalhes dos produtos.

Este artigo foi útil para você? Então, continue a leitura!

Em nosso blog, você confere como cortar gastos com alvenaria no armazém de produtos, 4 principais cuidados com o ultracongelador, 5 vantagens do congelamento de alimentos e muito mais!

Compartilhe !

Posts RecentesTags
× Chamar no WhatsApp!