Conheça nosso blog
31Jan
como organizar o ultracongelador

4 dicas de como organizar o ultracongelador

Tem achado a rotina do seu restaurante muito difícil? Algumas práticas podem auxiliar a torná-la mais dinâmica e eficiente. Um dos exemplos que podem ser dados, nesta medida, é a sistematização dos materiais que se encontram em estoque. Por isso, aprender como organizar o ultracongelador é fundamental para obter bons resultados. Continue a leitura deste artigo que preparamos para descobrir dicas facilitadoras!

Como organizar o ultracongelador corretamente?

dois morangos congelados em cima da mesa

1- Limpe toda as partes do componente

Para iniciar o processo de organização do ultracongelador é preciso limpar todas as partes do componente. Ou seja, fazer a retirada de toda camada de gelo já existente no maquinário.

Aqui, também vale dar destaque às mercadorias que encontram-se na parte interna do recipiente e não podem ser identificadas. O mais recomendado a ser feito, na hipótese de encontrá-las, é removê-las e evitar utilizá-las.

Desta maneira, a limpeza de todas as partes do componente consiste em uma das formas de cuidado com o ultracongelador. Quando a higienização é feita periodicamente pode-se alcançar maior índice de vida útil do equipamento.

2- Separe os alimentos

A segunda dica de como organizar o ultra congelador consiste na separação dos alimentos. Em outras palavras, isso é o mesmo que entender a qual categoria ele pertence. Por exemplo, legumes e verduras terão que passar por processos anteriores ao ultracongelamento para que não sofram alterações em suas estruturas. Somente assim será possível garantir que os valores nutricionais continuem os mesmos após o descongelamento dos itens.

3- Reserve as embalagens corretas

Depois de já ter realizado a limpeza do equipamento e separado os itens, é chegada a hora de posicioná-los nas embalagens corretas.

Essa dica de como organizar o ultracongelador tem um porém! Ela está compreendida na necessidade de reduzir a quantidade de ar dentro recipiente de acondicionamento. A justificativa para isso é o fato do ultracongelamento consistir em um processo mais rápido do que o congelamento comum. De tal modo, quem preferir por sacolas para acomodar carnes e outros materiais deve realizar este procedimento.

Por outro lado, potes de vidro também são recomendados para o ultracongelamento. No entanto, o uso destes deve ser destinado aos produtos com maior necessidade de conservação. Isto é, aqueles que têm maior índice de mudanças quando posicionados em um ambiente frio. Podemos destacar leguminosas, frutas e legumes que contêm bastante água.

4- Marque os produtos com etiquetas

Para finalizar o processo de como organizar o ultracongelador é preciso marcar todos os produtos com etiqueta. Essa ação impedirá que a gestão não seja realizada de modo eficiente. Portanto, os produtos com prazo de validade mais curto deverão ficar à frente daqueles que possuem maior durabilidade em conservação.

Algumas informações importantes devem constar nas etiquetas. Elas são:

  • nome do produto;
  • fornecedor;
  • informações nutricionais;
  • data de fabricação/manipulação;
  • data de validade;
  • nome do responsável pelo manuseio.

Conheça a Genesis Refrigeração!

Gostou do artigo que preparamos para você com as dicas de como organizar o ultracongelador? A Genesis Refrigeração é uma empresa referência no que diz respeito ao fornecimento de produtos que integram a rotina dos restaurantes. Trabalhamos com os ultracongeladores das marcas UCG e Compacta, além de diversos outros produtos! Entre em contato conosco para esclarecer dúvidas sobre qual melhor atende a precisão de seu estabelecimento.

Em nosso blog, veja outros artigos como este. Lá estão:

Compartilhe !

Posts RecentesTags
× Orçamento via Whatsapp