Conheça nosso blog
24Jul
Como higienizar alimentos no restaurante

Veja como higienizar alimentos em 4 passos

Os cuidados com alimentos podem prevenir a transmissão do novo coronavírus. Frutas, legumes e verduras podem ser veículos do vírus, ou seja, podem ter sua superfície contaminada caso sejam manipulados por alguém que tenha a doença. Além do COVID-19, os alimentos que chegam ao restaurante podem carregar consigo: larvas, insetos, parasitas e outros elementos. Neste artigo, a Genesis Refrigeração explica como higienizar alimentos de maneira correta e segura. Confira!

Passo a passo: como higienizar alimentos corretamente!

Como higienizar alimentos com luvas azuis

Passo 1: Lavagem das mãos

A primeira coisa que as pessoas devem saber sobre como higienizar alimentos é que o processo começa por você. Portanto, você deve higienizar muito bem as suas mãos antes de manipular qualquer alimento. Para isso, esfregue sabão neutro entre os dedos, embaixo das unhas, nas palmas e costas das mãos e até nos punhos. Isto deve ser feito durante 20 segundos. Enxague em água corrente. Finalize com o álcool em gel.

Passo 2: Seleção dos alimentos

Depois de lavar as mãos, é preciso fazer uma seleção de alimentos pré-lavagem. Isto é, você deve selecionar os alimentos que estão em condições de serem consumidos para que estes sejam higienizados. Folhas externas e outras partes danificadas de frutas, legumes e verduras devem ser retiradas e descartadas.

Passo 3: Higienização dos alimentos

Para aprender como higienizar alimentos, você deve preparar uma solução clorato. Para isso, dilua uma colher de sopa de água sanitária em um litro de água. Em seguida, ponha os alimentos imersos nesta solução durante aproximadamente 15 minutos. Após esperar o tempo de descontaminação, basta retirar os alimentos da solução e enxaguá-los em água corrente.

Passo 4: Higienização dos equipamentos e utensílios

Não basta saber como higienizar alimentos, você também deve estender a higienização à sua cozinha como um todo. Ou seja, bancadas, pias, louças, fogão, geladeira, fornos, freezers e outros equipamentos e utensílios devem ser higienizados regularmente.

O recomendado é utilizar água sanitária, sabão e sanitizantes para realizar a limpeza diária. O mesmo vale para paredes, chão e teto. Além disso, lembre-se de deixar a cozinha sempre limpa, seca e sem resíduos de alimentos.

Conte com a Genesis Refrigeração!

Agora que você sabe como higienizar alimentos corretamente, é hora de armazená-los com cuidado. Para isso, você pode contar com os nossos equipamentos de refrigeração e congelamento. Oferecemos vários modelos de ultracongeladores, câmaras frigoríficas, câmara de resfriados e unidades condensadoras.

Entre em contato conosco e peça já seu orçamento!

Gostou deste artigo? Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades sobre refrigeração e congelamento de alimentos. Veja os nossos últimos artigos:

 

 

 

Compartilhe !

Posts RecentesTags
× Orçamento via Whatsapp