Conheça nosso blog
24Maio
Como Congelar Ostras Frescas com limão

Armazenagem de frutos do mar: veja como congelar ostras frescas!

Atenção, cozinheiro! Ainda não sabe como congelar ostras frescas? Esses alimentos são ótimos para diferenciar seu cardápio. No entanto, para evitar problemas ao consumidor, é preciso ter cuidado com a conservação. Por isso, a Genesis Refrigeração preparou este artigo. Aqui, explicamos como congelar e armazenar as ostras. Continue lendo!

Saiba como congelar ostras frescas!

Segundo especialistas, existe o perigo de matá-las ao armazenar em baixas temperaturas. Assim, estragando o alimento. Porém, com alguns cuidados é possível mantê-las boas para consumo. Siga nossas dicas de como congelar ostras frescas para garantir a qualidade no seu restaurante:

  1. deixe-as na concha e lave-as em água fria;
  2. coloque as ostras em um recipiente próprio para congelamento, que deve suportar baixas temperaturas;
  3. para evitar queimaduras pelo frio, não deixe mais de 1 cm de espaço vazio no recipiente;
  4. feche o recipiente. Se você optou por armazená-las em um saquinho ziplock, tire todo o ar e feche bem antes de levá-lo ao congelador. Caso esteja usando um pote de plástico, veja se a tampa é hermética 
  5. escreva a data de congelamento no pote.

O ideal para isso é usar o ultracongelador. Eles conseguem atingir a temperatura mínima de -40°C,congelando de forma correta e mantendo a conservação das ostras por mais tempo de forma segura. Nessa temperatura é possível acabar ainda com qualquer bactéria que possa ter resistido ao cozimento ou que tenha vindo do fornecedor.

Quanto tempo as ostras podem ficar congeladas?

As ostras podem ser armazenadas congeladas por até três meses. As propriedades do alimento podem ser ainda mais preservadas se utilizar um ultracongelador . Porém, para certificar-se de que não estraguem, dê uma olhada periodicamente. Se observar alguma com a concha quebrada ou com a carne rosa, preta, marrom ou cinza, retire-as. Apesar de não estarem ruins para consumo, o sabor pode mudar com o tempo.

E como posso descongelá-las para consumo?

Para descongelar, o ideal é colocar o recipiente em uma parte limpa da geladeira. Ali, elas podem demorar até 20 horas para finalizarem o processo. No entanto, também existe a opção de mergulhá-las na água fria para acelerar. Porém, desse modo, as ostras precisarão ser consumidas imediatamente, pois podem estragar.

Ostra fresca no gelo para servir

Outras formas de conservar as ostras

Acima, você viu como congelar ostras frescas. Mas ainda existe outra forma de conservar esse alimento. Você também pode mantê-lo na geladeira. Basta, colocá-las em um recipiente aberto com gelo coberto com um pano umedecido em água fria. Isto é, sem abri-las ou lavá-las. O armazenamento nesse método deve contar com uma temperatura entre e 2 e 4 °C. No entanto, o tempo de duração será menor, de no máximo dois dias apenas.

Conheça a Genesis!

A Genesis Refrigeração é uma empresa que vende ultracongeladores de qualidade para restaurantes e outras áreas da indústria alimentícia. Com mais de 45 anos de experiência no segmento, garantimos durabilidade e eficiência. Quer vender ostras frescas? Conte com nossos ultracongeladores. Entre já em contato e faça um orçamento!

Compartilhe !

Posts Recentes Tags
× Orçamento via Whatsapp