Conheça nosso blog
27Dez
Folhas de espinafre no pote

Descubra como congelar espinafre fresco sem alterá-lo!

O espinafre, assim como outras hortaliças, possui grande capacidade de estar presente em variadas receitas. Por essa razão, por vezes, ele pode aparecer tanto como elemento principal quanto secundário. Entretanto, por ser rico em ácido fólico, ferro, luteína, vitamina A e outros nutrientes, torna-se um elemento fundamental quando se trata da alimentação. Para solucionar todas suas dúvidas a respeito do congelamento desse item, preparamos este artigo! Continue a leitura e veja como o processo de como congelar espinafre fresco é bem simples.

Como congelar espinafre fresco: 4 passos!

O espinafre, diferentemente de outras folhas, possui alta resistência ao ambiente frio. Por isso, muitas vezes, as folhas podem durar na geladeira por uma ou mais semanas sem apresentar nenhum dano. Contudo, passando desse período, é comum surgirem algumas manchas amarelas em áreas antes esverdeadas. É nesse momento que deve ser ligado o estágio de atenção: possivelmente o espinafre estará iniciando o processo de apodrecimento. O congelamento assume importante papel para impedi-lo.
Abaixo, separamos o passo a passo de como congelar espinafre fresco sem causar danos ao ingrediente. Veja!

1- Lave as folhas com água corrente

O processo de congelamento de espinafre deve ser iniciado tal qual como é feito o congelamento de legumes : lavagem em água corrente. Isso impede que pequenos resquícios de terra e demais sujeiras permaneçam nas folhas quando forem posicionadas para o congelamento. Além disso, a lavagem também faz parte do processo de higienização. Ou seja, detém a proliferação de microrganismos e demais bactérias que aceleram a deterioração do espinafre.

Algumas pessoas acreditam que outros elementos, como vinagre e água sanitária, também devem participar desse primeiro passo. Contudo, essa opção traz muitas contradições a respeito do real efeito do vinagre. Por essa razão, use-o apenas se considerar necessário.
Caso encontre folhas em mau estado durante a lavagem, não deixe de descartá-las.

2- Cozinhe o espinafre

Depois de as folhas serem limpas e desinfectadas, a seu gosto, é o momento de cozinhá-las. Para isso, coloque água e uma pitada de sal dentro de uma panela e leve-a para ferver. Quando notar o início de pequenas bolinhas, adicione o espinafre no recipiente e espere o tempo de cozimento. Em média, em 3 minutos ele já estará pronto.

3- Encerre o processo de cozimento

Para saber como congelar espinafre fresco é preciso lavar bem as folhas. Na imagem, pode-se ver diversas folhas.

Para continuar com as etapas de como congelar espinafre fresco, após já ter cozido as folhas é ideal passá-las na água fria. Essa ação irá impedir, de forma rápida, que elas continuem sendo cozidas, mesmo depois de já terem sido retiradas da panela.
Depois disso, posicione-as em um escorredor e aguarde até que elas possam ficar totalmente secas. Nessa medida, espremê-las com a ajuda de um garfo pode facilitar a retirada de toda água.

4- Escolha a melhor forma de armazenagem e congele

A última etapa de como congelar espinafre fresco diz respeito à escolha do melhor reservatório para armazenagem. Isso pode ter influência na preparação do item no pós-congelamento. Desse modo, é preciso ter atenção a melhor alternativa de conservação. Por exemplo, caso for usar as folhas depois de congelá-las em uma receita comum, optar por saquinhos de congelamento pode ser uma boa escolha. No entanto, se for utilizar o espinafre em um suco, as forminhas de gelo podem ser um bom recipiente.

Logo depois de as folhas terem secado e a escolha da melhor forma de congelamento tiver sido feita, leve o espinafre ao congelador.

Escolha a Genesis Refrigeração!

Gostou do nosso artigo sobre como congelar espinafre fresco? A Genesis Refrigeração é líder no mercado de congelamento em todo Brasil! Com nossos produtos, o dia a dia do seu estabelecimento pode ficar ainda mais produtivo. Faça o orçamento do seu maquinário de congelamento conosco!

Em nosso blog,, veja todo conteúdo que já produzimos exclusivamente para você! Lá estão:

Compartilhe !

Posts RecentesTags
× Orçamento via Whatsapp