Conheça nosso blog
11Fev
como congelar alimentos em restaurantes

Como congelar alimentos em restaurantes?

Se você está pensando em abrir um restaurante, com certeza a seguinte dúvida já veio à sua cabeça: como congelar alimentos? A prática do congelamento deve ser adotada de maneira correta para que não prejudique as características físicas dos alimentos. Além disso, mantém os pratos saudáveis e evita a proliferação de bactérias.

As boas condições de congelação devem ser prioridade em cozinhas industriais de restaurantes. Etiqueta, embalagem e temperatura devem ser averiguadas para garantir a qualidade do processo. Pensando nisso, a Genesis Refrigeração preparou este artigo para ensinar como congelar alimentos corretamente. Confira!

Aprenda como congelar alimentos corretamente

Embalagem

 

O primeiro passo do processo de como congelar alimentos é a embalagem. A técnica de embalar os produtos é extremamente importante para conservá-los com suas características originais. Uma embalagem adequada deve ser à prova d’água, resistente à gordura, sem furos e com o mínimo de ar possível. Isso garante que o alimento não tenha contato com o ar do freezer e perca nutrientes.

Os alimentos que serão congelados podem ser protegidos em recipientes adequados, como potes plásticos, de vidro ou sacos próprios. Dê preferência às embalagens a vácuo.

Etiqueta

Depois de embalar corretamente os alimentos, chegou a hora de etiquetá-los. É necessário identificar cada mantimento com um rótulo que contenha nome, data de fabricação, data de congelamento e validade.

Temperatura

A temperatura é uma das principais preocupações sobre como congelar alimentos. Se você for utilizar um freezer convencional, o ideal é resfriar os alimentos abaixo de 18ºC. Para ultracongeladores, a temperatura varia entre -1ºC e -25ºC.

Saiba que é imprescindível contar com um equipamento de refrigeração e congelamento próprio para a área de processamento de alimentos. Por isso, restaurantes e cozinhas industriais devem estar atentos aos aparelhos utilizados.

Congelamento

 

Saiba como congelar alimentos de acordo com suas classificações.

– Frutas: devem ser parcialmente cozidas e embaladas em ácido ou em calda;
– vegetais: devem passar pelo processo de branqueamento antes de serem congelados crus;
– carnes: devem estar frescas, de preferência sem excesso de gordura e divididas em porções individuais.

É importante lembrar que os alimentos podem ser congelados, no máximo, em até 3 meses. Carnes podem ser armazenadas em um tempo maior, 6 meses. Em caso de dúvidas, consulte a tabela de validade de cada item e respeite a data limite de congelamento.

Não congele maionese, macarrão sem molho, arroz, ovos cozidos, preparações com batata, frituras, queijos cremosos, pudins e iogurtes.

Descongelamento

Cada tipo de alimento tem suas especificidades na hora do degelo. Para descongelar carnes e peixes, utilize água limpa e corrente ou deixe-os na geladeira para conclusão do processo. Queijos também podem ser mantidos dentro do refrigerador.

Bolos, doces, frutas e tortas devem ser mantidos fora da geladeira. Mantenha-os embalados e em temperatura ambiente. Alimentos prontos podem ser aquecidos imediatamente, tanto no micro-ondas quanto no fogão. Lembre-se: depois que um alimento já foi descongelado, eles não podem ser congelados novamente.

Ultracongelador

como congelar alimentos no ultracongelador

Como congelar alimentos de maneira rápida, fácil e prática? O ideal é optar por ultracongeladores, equipamentos de alta potência que realizam o congelamento completo em 1 hora. Eles são modernos, espaçosos e simples de instalar. Podem ser utilizados por restaurantes, cozinhas industriais e outros estabelecimentos alimentícios.

Para adquirir um ultracongelador de qualidade, conte com a Genesis Refrigeração! Oferecemos equipamentos de diferentes capacidades de armazenamento, design moderno e eficiência no resfriamento. Entre em contato e saiba mais.

Compartilhe !

Posts RecentesTags
× Orçamento via Whatsapp