Conheça nosso blog
27Maio
congelar comida saudável

Comida saudável: é possível ser congelada?

A maior parte das pessoas associam o alimento recém preparado à comida saudável. Entretanto, com a correria do dia a dia, novas teorias mostram ser possível o congelamento sem perder valor nutricional. Nesse artigo, a Genesis Refrigeração responde que é possível uma comida saudável ser congelada. Continue a leitura e entenda essa afirmação!

Entenda como produzir uma comida saudável congelada

A fim de manter uma boa alimentação com comida saudável, é necessário conhecer as categorias que devem contemplá-la. Sobretudo, a forma de como manusear cada grupo também torna-se ideal para o congelamento. A seguir, os separamos. Veja-os!

Carboidratos comida saudável

Carboidratos

Os carboidratos compreendem: macarrão, arroz, batata, farinha, soja, milho, feijão, entre outros. Tendo em vista esses alimentos, vale usar a criatividade no preparo. Em sua maioria, podem ser assados, cozidos a vapor ou refogados. Aliás, os carboidratos são importantes fontes de energia para o corpo.

Este primeiro grupo tem congelamento facilitado, pois, em geral, podem ser bem conservados no congelador. A única exceção é o macarrão, que não é recomendado ser congelado sem molho.

Para desenvolver uma comida saudável, é importante que o carboidrato esteja balanceado na devida quantidade. Eles, quando consumidos acima do essencial, podem acumular-se em formato de açúcares e gordura. Dessa maneira, podem provocar sobrepeso.

Proteínas

Proteínas podem ser: carnes em geral, leite e ovos. Têm função de atuação na proteção de anticorpos, contração muscular, no transporte de oxigênio e mais. Tais quais os carboidratos, elas podem ser cozidas das mais diversas formas. Nesse caso, tudo irá depender de qual proteína foi escolhida para compor o prato de comida saudável.

É importante destacar que as carnes, se congeladas após terem sido refogadas, não perdem a suculência. Já em relação ao leite, seus derivados e ovos têm propriedades modificadas após o congelamento. Logo, é importante orientar-se antes de levar tais proteínas ao congelador.

Proteínas comida saudável

Vegetais e frutas

Em geral, os vegetais não devem ser congelados. Esses, quando são submetidos ao procedimento de congelamento, perdem suas propriedades nutritivas e aspectos de estrutura. Em virtude disso, o melhor é que a conservação seja feita em um componente fechado, separado dos demais alimentos. O tempero fica a gosto no momento de consumi-los.

Ainda assim, como existem as exceções, brócolis e couve-flor podem ser congelados após terem sido cozidos. Portanto, o cuidado deve ser redobrado com frutas e vegetais quando são usados para compor uma comida saudável.

Já as frutas, valem ser congeladas quando no futuro serão usadas para sucos ou doces. A melhor forma de conservação é separar a polpa.

Vegetais e frutas comida saudável

Conte com a Genesis Refrigeração

Tendo em vista os aspectos apresentados, a comida saudável pode ser congelada. Por isso, oriente seus pacientes a fazerem uso dessa prática e dinamizarem o tempo durante a semana! A Genesis Refrigeração pode ser uma importante aliada, trabalhamos com a venda de câmaras frigoríficas e ultracongelador UCG. Em nosso blog, você encontra artigos sobre congelamento de legumes e alimentos que podem ser congelados. Entre em contato conosco e conheça mais serviços da Genesis Refrigeração!

Compartilhe !

Posts Recentes Tags