Conheça nosso blog
01Out
Câmara frigorífica para frutas: por que utilizar - foto destaque

Câmara frigorífica para frutas: por que utilizar?

Assim como ocorre com os alimentos comuns, as frutas também podem ser congeladas normalmente. Entretanto, para que a textura natural seja preservada é fundamental manter algumas boas práticas antes de conduzi-las à condição congelada. Muitas receitas, inclusive, fazem uso desses itens em seus preparos! Devido a isso, a Genesis Refrigeração produziu este artigo para que todas as dúvidas a respeito do uso da câmara frigorífica para frutas sejam sanadas! Boa leitura!

A câmara frigorífica para frutas é uma boa opção?

A câmara frigorífica para frutas é a melhor opção para a conservação desses alimentos. Por conta do compartimento ser fechado e possuir isolante térmico, as frutas tendem a diminuir o tempo de oxidação quando dispostas de forma correta no interior desse. Desta maneira, as condições climáticas fornecidas pela câmara frigorífica são capazes de preservar a fruta.
Nesse sentido, é importante citar que a câmara frigorífica pode facilitar os processos de resfriamento e congelamento com temperatura determinada pelo operador no painel.

Vantagens do congelamento de frutas

  • maior tempo de conservação;
  • manutenção dos compostos nutritivos;
  • transformação em recursos de alimentação rápida;
  • facilidade de armazenamento no pós-compra;
  • contribui para otimização da distribuição;
  • reduz a quantidade de bactérias oxidantes;
  • aumenta a possibilidade de uso em receitas com ingredientes gelados.

Quais são as melhores técnicas para o congelamento?

foto aproximada de frutas vermelhas congeladas

As técnicas para o congelamento dentro da câmara frigorífica para frutas dependem do tipo do item. Por exemplo, frutas mais suculentas tendem a necessitar de menos cuidados quando levadas ao congelamento. Já aquelas que têm textura mais macia, como é o caso da banana, precisam de cuidados específicos para não ficarem comprometidas. Por essa razão, em especial, no caso desse último exemplo, o mais indicado é consumir a fruta logo após o descongelamento.
Na sequência, separamos uma lista com alguns tipos de frutas e como elas devem ser congeladas.

Abacate

O abacate, assim como citamos anteriormente, é uma das frutas que dependem de um cuidado maior antes do congelamento. Desta forma, o recomendado é que seja posicionado dentro da câmara frigorífica para frutas depois de batido com limão ou cortado em cubos pequenos. Quando congelado inteiro, existe a possibilidade de escurecer a fruta e perder a maciez.

Melancia

A melancia, diferente do abacate, é uma fruta de fácil manuseio no momento do congelamento. Por isso, a única recomendação feita é que ela seja cortada em pedaços. Depois do descongelamento, tem a possibilidade de ser utilizada na confecção de sucos.

Amora

Como a amora possui uma casca resistente, para congelá-la apenas lavá-la e secá-la bem é suficiente para garantir um bom congelamento.

Coco

Por ser uma fruta que retém água em seu interior, a casca é impermeável. Assim, tem chances de ser congelado ralado, em pedaços ou natural.

Como saber o recipiente ideal para o congelamento?

Diversos recipientes são indicados para fazer o congelamento de frutas. Contudo, desde já, é fundamental esclarecer que em hipótese alguma as frutas devem ser levadas até a câmara frigorífica para frutas em potes de isopor. Esses, por sua vez, não têm a impermeabilidade necessária para manter esses itens sem a influência da umidade externa.
A seguir, separamos as embalagens que são mais aconselhados para o acondicionamento de frutas destinadas ao congelamento.

Potes herméticos

Os potes herméticos são aqueles que apresentam ótimo sistema de fechamento. Por isso, se diferenciam dos potes de plástico por serem destinados aos alimentos que tendem a murchar. Portanto, quando o quesito é congelamento de frutas, principalmente, eles são os mais indicados.

Formas de gelo

As formas de gelo são apropriadas para as frutas que serão destinadas para bebidas após o descongelamento. Assim, elas facilitam a retirada dessas frutas da câmara frigorífica, além de servirem como um método muito econômico. Deste modo, torna-se uma boa escolha para quem busca unir a possibilidade de economia com facilidade de uso.

Saquinhos de plástico

Os saquinhos de plástico com lacradores também são apontados como um dos melhores recipientes. Em geral, a utilização desses é feita para frutas onde apenas a polpa é guardada dentro da câmara frigorífica. Um fator interessante é que com os saquinhos se torna muito mais fácil montar uma boa organização das frutas congeladas.

Como aproveitar as frutas congeladas?

Como dissemos anteriormente, o aproveitamento de frutas congeladas é majoritariamente feito em bebidas. Entretanto, outros procedimentos também podem ser aplicados. Eles são:

    • produção de caldas para tortas e bolos;
    • smoothies e vitaminas;
    • geleias.

Escolha uma câmara frigorífica de qualidade!

A Genesis Refrigeração disponibiliza câmara frigorífica e câmara fria da linha CGB. Tanto uma quanto a outra garantem a permanência de alimentos em seu interior por mais tempo sem o risco de degradação.
Para a maior confiabilidade do serviço de congelamento, o painel de controle possui todas as indicações de erro que estão descritas no manual dos equipamentos. Além disso, as funções de degelo, ventilação, refrigeração e iluminação também estão habilitadas!
Uma curiosidade a respeito da linha CGB é que ela foi produzida especialmente para atender o mercado brasileiro. Em função disso, os maquinários consideram as condições do clima predominantemente tropical do território nacional. A operacionalidade dos equipamentos também ponderam as questões energéticas do Brasil.
Em nosso blog, veja nossos outros artigos:

Compartilhe !

Posts RecentesTags
× Orçamento via Whatsapp