Conheça nosso blog
05Jan
alimento congelado

Por quanto tempo eu posso manter o alimento congelado?

Atenção, donos e cozinheiros de restaurantes! Já mantiveram um alimento congelado, mas ficaram com dúvida de quando tirar ou até quando ele iria durar nessas condições? Agora essa não precisa ser mais uma questão. Neste artigo, mostramos qual o tempo de conservação de alguns desses alimentos. Confira e garanta a segurança de seus fregueses!

Manter um alimento congelado: veja o tempo de conservação!

Carnes

Quando falamos de carne, é importante ter cuidado com o armazenamento a longo prazo. Acontece que elas geralmente possuem bactérias e microorganismos naturais, que podem fazê-la estragar. Por isso, o ideal é congelá-las. Existem duas formas de mantê-las:

  • cozidas: as carnes congeladas já cozidas podem ser armazenadas no ultracongelador por até 3 meses. Elas podem estar temperadas e prontas para consumo. O ideal é que sejam guardadas em saquinhos plásticos separados, para garantir a conservação da qualidade;
  • cruas: quando armazenadas cruas, as carnes não podem sofrer interferências. Devem estar realmente limpas. Dessa forma, recomendamos que elas sejam congeladas sem tempero. Assim, pode permanecer até 12 meses. Podem ser conservadas em recipientes de plástico ou nas próprias bandejas do mercado.

Aves

Para as aves, o tempo de armazenamento funciona do mesmo jeito. Ou seja, deve ser divido entre o congelamento feito com o alimento cozido e cru:

  • cozidas: devem ser armazenadas em recipientes de plástico com vedação completa, para evitar a entrada de bactérias. Por conter menos gordura do que as carnes vermelhas, esse alimento possui um tempo de conservação um pouco maior. Recomendamos que seja armazenado até 4 meses;
  • cruas: assim como carne, ave crua deve ser conservada como um alimento congelado apenas até 12 meses. Isto é, sem temperos ou qualquer ingrediente que possa interferir em sua qualidade.

 

Peixes

Seu restaurante mantém peixe congelado? Esse é um tipo de alimento ao qual também devemos prestar atenção no tempo de armazenamento. Em caso de peixes gordurosos, tais como salmão, pode-se conservá-lo por até 2 meses. Já para peixes magros esse tempo é maior, que chega de 4 a 6 meses. Para manter suas qualidades, é interessante que ambos sejam guardados em potes de plástico com tampa.

alimento congelado
Massa pronta

Outro alimento congelado no qual devemos ter atenção é a massa pronta para consumo. É recomendado que seja mantida em embalagem de plástico ou vidro e armazenada já com o molho. Nessas condições, ela pode durar até três meses.

Arroz

Para garantir maior produtividade e agilidade, alguns restaurantes costumam manter arroz como um alimento congelado. Se você deseja garantir a melhor qualidade para sua comida, o ideal é que o arroz seja guardado fresco em pequenas porções e em recipientes de plástico com vedação. Nessas condições, ele possui durabilidade de até 3 meses na câmara.

Caldos, sopas e molhos

Os caldos, molhos e sopas podem durar de dois a três meses, como tempo máximo. O tempo varia de acordo com a quantidade de gordura do alimento. Eles devem ser congelados e armazenados adequadamente. Para isso, recomendamos que sejam guardados em recipientes de vidro com tampas, ideais para a conservação de líquidos em geral.

Queijos

Por conta do excesso de gordura dos queijos, esses alimentos possuem pouco tempo de durabilidade, mesmo congelados. Por possuírem essa característica, estão mais suscetíveis à entrada de bactérias. Assim, mesmo na melhor câmara de ultracongelamento, eles possuem no máximo um mês de conservação com qualidade.

Frutas

Restaurantes que oferecem frutas como sobremesas ou sucos para a refeição costumam manter algumas congeladas. Isso facilita a produção, pois é só retirar da câmara de congelamento e fazer o preparo, além de reduzir as chances de desperdício.

No geral, a regra de armazenamento das frutas é a mesma:

  • para as mais gordurosas, como coco e banana: 6 meses;
  • para as opções mais magras, como maçã, morango, melancia e mamão: 8 meses;
  • para as frutas intermediárias, como o abacate: 2 meses.

Conheça a Genesis Refrigeração!

As informações deste artigo sobre o tempo do alimento congelado foram úteis para seu estabelecimento? A Genesis Refrigeração é uma empresa especializada na venda de câmaras refrigeradoras e pode te ajudar! Ofertamos diferentes modelos de ultracongelador. Com nossos produtos, você consegue garantir a melhor conservação para seus alimentos. É possível oferecer um sabor fresco, evitar a formação de cristais de gelo, reduzir os riscos de contaminação, entre outros benefícios.

Entre em contato e peça já um orçamento!

Compartilhe !

Posts Recentes Tags
× Orçamento via Whatsapp